Por Marketing

Ford

Ford Mustang, a história de um clássico fabricado pela marca4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:10

A história de um dos carros mais clássicos do mundo começou na década de 1960. Os consumidores estavam desejando carros menores, baratos, mas com potência e aparência esportivas. A Ford correspondeu a essa expectativa criando o Mustang, hoje um cinquentão, na sexta geração e com uma história invejável, que inspirou até o primeiro eléctrico da Ford.

Nesse texto, contamos a história do primeiro Ford Mustang, da primeira compradora – sim, foi uma mulher – e mais sobre esse clássico. Siga a leitura.

 

O primeiro Mustang

 

 

Henry Ford II, neto do criador da empresa, estava atento aos desejos de consumo da época e pediu ao presidente da divisão Ford um automóvel que atendesse àquela demanda. Foi nesse contexto que nasceu o clássico que conhecemos hoje.

O Mustang foi batizado dessa forma por causa de John Najjar, piloto que homenageou o avião de caça P-51 Mustang, utilizado na Segunda Guerra Mundial.

 

O surgimento do Ford Mustang

O desenho do Mustang é de Joe Oros. Este clássico nasceu com design futurista e carroceria de alumínio. O modelo tinha comprimento de 3,91 metros e entre os eixos 2,28 metros.

No design, destaque para a grandeza do capô, tomadas de ar nas laterais e escapamentos saindo da lataria. A aparição de gala foi no Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1, em 1962, causando muita repercussão.

O lançamento aconteceu dois anos depois. Então, o público finalmente poderia ter o seu Ford Mustang e aquele que viria a ser um dos carros mais clássicos do mundo. 

As características do lançamento eram um capô longo, teto rebaixado e traseira curta. No interior, quatro lugares, câmbio no assoalho. O modelo tinha 4,5 metros de comprimento e o preço não chegava a 2.500 dólares. 

Será que Henry Ford II atingiu seu objetivo? É certo que sim! No final de 1964, a empresa contabilizou a venda de 250 mil exemplares do Ford Mustang. Somente no dia do lançamento, 22 mil foram solicitados. Um sucesso logo na arrancada.

 

A primeira compradora

A primeira compradora de um Ford Mustang na história foi uma mulher, Gail Wise. Ela tinha 22 anos e queria trocar de carro. A compra aconteceu em 15 de abril de 1964, apenas dois dias antes do lançamento oficial.

No final daquele ano, ainda seria apresentado o Mustang Fastback, que ficou na história por conta da sua traseira com caimento suave. 

O fastback também era mais esportivo que os modelos cupê e conversível. Além disso, tinha uma nova carroceria, que abriu mão de pequenos vidros laterais, substituídos por uma máscara com escamas.

 

A sexta geração doFord Mustang

A história do Mustang impõe respeito. Atualmente o carro está na sua sexta geração. O clássico que atendeu os consumidores na década de 60 passou por diversas transformações e melhorias, tornando-se topo de linha na Ford.

Premiado e cobiçado, o Ford Mustang mais atual tem qualidade, acabamento interno e montagem jamais vistos. Um carro de pura potência, com quase 500 cv. E a empresa antecipa que vem novidade por aí!

 

Mach-E, o primeiro elétrico da Ford

 

Ford Mustang

Fonte da imagem: https://www.cnbc.com/

 

As empresas em todo mundo, em diversos setores, estão trabalhando para reduzir os efeitos do aquecimento global. Na Ford não é diferente e esse é um dos motivos que acelera a criação de modelos elétricos.

O Mustang é um carro tão clássico, que suas linhas inspiram o primeiro modelo elétrico da Ford, o Mustang Mach-E. Os faróis e as lanternas triplas, por exemplo, lembram as características do clássico Mustang. A grade frontal preserva o clássico cavalo galopante do modelo.

Para entrar no Mustang Mach-E, você não precisa abrir maçanetas e sim botões. A cabine recebeu um acabamento que destaca a central multimídia SYNC do carro e sua tela vertical de 15,5 polegadas.

O Mach-E é um carro diferente, como qualquer versão do clássico Mustang. Mas a grande novidade é que se trata de um carro elétrico, com 400 Km de bateria e que pode ser recarregado.

O modelo está disponível em cinco versões: Select, Premium, California Router 1, First Edition e GT. Lançado primeiramente nos EUA, deve chegar ao Brasil nos próximos anos. É isso mesmo! Se você é um apaixonado por carros clássicos, poderá dirigir um Mustang elétrico muito em breve. 

 

O Mustang é um clássico! E será que você sabe tudo sobre os carros mais antigos? 

Para testar seus conhecimentos, elaboramos um Quiz sobre os modelos clássicos da Ford. Divirta-se!