Por Marketing

EcoSport

SUV, Hatch, Picape ou Sedan: compare e escolha o seu!5 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:34

O mercado de carros tem diferentes categorias, marcas e modelos a escolher. SUV, Hatch, Picape ou Sedan estão entre as principais opções para quem está interessado em comprar ou trocar seu veículo. 

Mas, como saber qual é a melhor escolha? Qual categoria melhor se encaixa no seu estilo de vida? Essa é uma análise na qual entra em jogo a certeza de que aquela categoria atende às suas necessidades. Do contrário, o arrependimento pode ser grande!

Para ajudá-lo a fazer a melhor opção, o Dimas preparou esse blog post. Confira as características e avalie com assertividade os prós e contras de cada categoria para o seu caso.

 

O que determina as diferenças entre SUV, Hatch, Picape e Sedan?

Ao tratarmos a classificação de um carro como SUV, Hatch, Picape e Sedan, os principais quesitos são estrutura e finalidade. 

 

Os famosos SUVs

No caso dos SUVs, que caíram no gosto dos brasileiros, estando entre os líderes nacionais de vendas, um dos grandes diferenciais é a carroceria elevada. Eles também agradam pelo design arrojado, oferecendo modelos off-road e esportivos.

É uma ótima opção para quem busca um carro robusto e que também oferece um uso urbano e de estrada bem adequados. Isso porque, nessa categoria, o proprietário encontra um bom mix de espaço, versatilidade e conforto. 

No portfólio da Ford, há dois excelentes modelos. O Edge atende melhor quem procura os chamados SUVs grandes. Com potência máxima de 320 cavalos e câmbio automático de até 8 velocidades, é um modelo que se destaca pelo desempenho excelente e design esportivo. O ótimo espaço interno e o porta-malas grande são ideais para as famílias que também gostam de viajar. 

O EcoSport, por sua vez, desde 2003, se mantém dentre os líderes da categoria. Algo possível graças a uma trajetória de evolução constante em termos de design, desempenho, acessórios e aerodinâmica. 

As versões de 2020 chegam renovadas, com diferenciais de estilo e um conjunto de itens de série que inclui direção elétrica, controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. Na Titanium, o estepe é substituído pelos pneus run flat, que rodam vazios por até 80 quilômetros. 

 

 

As versáteis picapes

É comum ouvirmos falar dos SUVs como versões mais urbanas das picapes. Essas últimas, hoje em dia, são encontradas em modelos compactos ou maiores, bem como dispondo de cabines simples ou duplas. 

Sua grande característica é a cama de carga traseira, que determina um uso ideal para quem transporta cargas. O que também não significa uma finalidade exclusiva, já que os estradeiros também gostam bastante das picapes. Nessa categoria, a Ford investe alto com a Ranger.

SUV Hatch Picape ou Sedan

SUV, Hatch, Picape ou Sedan: Ford Ranger 2020

 

É um carro preparado para encarar obstáculos. Nesse sentido, basta citar que a Ranger tem a melhor capacidade de imersão da categoria. É possível alcançar 800 mm de profundidade. Nas versões 4×4, o bloqueio eletrônico de diferencial ajuda a encarar terrenos muito acidentados, ou que oferecem risco de atolamento. São duas opções de motor a diesel, com ótimos potência e torque, e a possibilidade de câmbio manual ou automático.

 

Os clássicos Sedans 

 

Ford Ka Sedan – Versão Titanium

 

Para quem busca um automóvel mais alinhado ao estilo de passeio, mas quer manter boas características de espaço e conforto, os sedans são ótima escolha. A traseira alongada está aí para provar! Alguns diferenciais são o bom espaço disponível aos passageiros traseiros e o porta-malas mais amplo. 

O Ka Sedan foi pensado pela Ford como um carro urbano preparado para as famílias. O estilo moderno e o investimento em acabamentos superiores agregam-se a interessantes diferenciais de segurança. 

Os quatro airbags (frontais e laterais), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e luz indicativa de direção no retrovisor, são bons exemplos disso. O carro ainda vem com controle eletrônico de estabilidade e tração e assistência de partida em rampas, garantindo muito conforto ao condutor. 

 

Os queridos Hatches

 

 

A definição da categoria hatch é oriunda da palavra em inglês hatchback. Em tradução livre, traseira com comporta. Portanto, o porta-malas dessa categoria não possui uma tampa, como no sedans, mas uma porta.

O tamanho compacto, aliado à versatilidade, são importantes vantagens da categoria. 

Essas características também estão bem presentes na versão Hatch do Ka. Além disso, a central multimídia touchscreen, com comandos de voz e volante multifuncional, traz ao carro para o topo da categoria. No Ka, os proprietários encontram a melhor opção em hatch, um carro mais compacto e barato, para atender uma quantidade menor de passageiros.

Agora que você já está por dentro das categorias de carro e super preparado para optar entre SUV, Hatch, Picape ou Sedan, continue ligado no Blog Dimas. Uma excelente pedida é responder o nosso quiz sobre o EcoSport. Teste seus conhecimentos acerca do SUV eleito a melhor compra de 2018.

 

Quiz do EcoSport