Por Marketing

Sem categoria

Conheça o programa de educação da Ford no Brasil4 min read

Uma Iniciativa da Ford, que começou em 2015, mudou a vida de centenas de jovens na Bahia e foi repetido no Ceará em 2019. Estamos falando do programa de educação da Ford, que faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da empresa e tem o SESI como parceiro. Neste post, você entenderá como o programa funciona e de que forma beneficia os jovens no Nordeste do país. Valoriza empresas com olhar social? Então, siga a leitura!

 

Programa de educação

 

 

Nas três edições anteriores, o programa de educação da Ford beneficiou 300 jovens em Camaçari, na Bahia. O sucesso fez a empreitada ir para outro estado, o Ceará, mais especificamente no município de Horizonte, onde 100 estudantes, com idade entre 17 e 21 anos, foram selecionados para uma capacitação profissional.

Os alunos selecionados vieram da rede pública de ensino e obtiveram o melhor desempenho escolar na cidade. No programa de educação, eles receberam instrução sobre o mercado de trabalho e, com isso, têm a chance de aumentar suas oportunidades de emprego e renda.

 

Desenvolvimento pessoal e profissional

O programa de educação da Ford para jovens é voltado a estudantes do terceiro ano do ensino médio, que se destacaram pelo desempenho em português e matemática no último ano letivo.

A capacitação tem duas etapas. A primeira, com 150 horas, é focada no desenvolvimento de competências de relacionamento e gestão no ambiente profissional. Entre as disciplinas: 

 

  • comunicação escrita,
  • matemática e lógica,
  • informática básica,
  • saúde e segurança do trabalho,
  • 5S (organização e limpeza), 
  • 3R (reduzir, reciclar e reutilizar), 
  • administração financeira,
  • gerenciamento do tempo,
  • curso básico de inglês.

 

A segunda etapa, com 160 horas, tem foco na qualificação profissional para o mercado de trabalho. Nessa etapa, os alunos adquirem conhecimento para disputar vagas futuras em diversas profissões, como auxiliar de eletricista, auxiliar mecânico de automóveis leves, auxiliar de manutenção de máquinas industriais e auxiliar administrativo.

Os cursos possuem metodologias para incentivar e valorizar os alunos, além de palestras com executivos da Troller sobre o mercado de trabalho. Eles também são orientados sobre o funcionamento de processos seletivos e aprendem lições como fazer o próprio currículo e formas de se portar nas entrevistas de emprego.

No final de cada disciplina, os estudantes são divididos em equipes e devem repassar o conhecimento para uma turma de ensino médio, geralmente do colégio onde estudam.

E, no fim do curso, os aprovados são convidados a participar da seleção para jovem aprendiz da Troller, preenchendo vagas disponíveis na fábrica.

 

Curso de robótica

Em paralelo ao programa de educação da Ford, a empresa oferece um curso de robótica para os integrantes do projeto. A atividade possui 30 horas e usa a metodologia de robótica LEGO®. 

Esse estudo serve de formação complementar e expande os conhecimentos em matemática e raciocínio lógico.

 

Iniciativas de Responsabilidade Social da Ford

 

 

Além do programa de educação da Ford, a empresa atua em diversos projetos sociais no Brasil, somando forças com governos, prefeituras e a sociedade civil organizada. É o caso da parceria com a Alfabetização Solidária, projeto patrocinado pela Ford, que alfabetiza alunos na cidade de Poço Redondo, no Sergipe.

Outra iniciativa social importante é o Movimento de Alfabetização (MOVA), uma parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos e prefeituras da região do ABC Paulista que alfabetiza jovens e adultos.

O Centro de Capacitação Profissional Henry Ford, iniciativa do Comitê dos Trabalhadores da Ford, é mais um exemplo. Nesse caso, jovens de 14 a 17 anos, aprendem mecânica, eletricidade veicular e informática. Depois, os jovens são encaminhados para inserção profissional nas concessionárias da Ford.

Em Taubaté, jovens e adultos carentes recebem ensino de informática. O projeto que começou em 1999 também atende pessoas com deficiência visual e forma 80 alunos por semestre.

A Ford também adotou escolas nos municípios de Camaçari, Dias D’Avila e Salvador, ampliando e reformando suas instalações. Esse projeto já ajudou 15 escolas, impactando 14 mil alunos.

 

Programa Acesso Ford (PcD)

Além das iniciativas de Responsabilidade Social da Ford, como o programa de educação, o olhar social também abrange as vendas da montadora. O Programa de Acesso Ford é o maior exemplo, pois oferece ótimos descontos a pessoas com deficiência na compra do carro zero. 

O Acesso Ford é um benefício que isenta pessoas com deficiência de pagar determinados impostos e pode chegar a 30% do valor do carro. Se você está procurando um carro para PcD, acaba de encontrar uma excelente oportunidade!

Quer entender mais sobre como comprar um carro PcD com desconto? Acesse o Guia PcD e saiba tudo!

 

CARROS PARA PCD