Por Marketing

Copiloto

Bloqueador de carro: como funciona essa medida de segurança?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:55

O bloqueador de carro é instalado com o objetivo de proteger o seu veículo nas situações de roubo e furto. No entanto, é uma tecnologia com lados positivos e negativos. A seguir, vamos falar sobre o funcionamento dessa ferramenta, apresentando esses dois lados. Assim, você pode definir se o sistema é ideal para você.

Os itens de segurança no carro servem para aumentar suas garantias. O avanço dos recursos para o setor automotivo vem tornando os sistemas de segurança cada vez mais sofisticados, cada um exercendo sua função. A seguir, você saberá tudo sobre os bloqueadores de carro.

 

Como funciona o bloqueador de carro

Fonte da Imagem: Mercado Livre


Diferentes tecnologias nos carros são usadas para a sua proteção, como
aplicativos para motoristas, sistemas para evitar acidentes, rastreadores e bloqueadores. Com diferentes funções, atuam trazendo mais segurança ou facilitando seu dia a dia no trânsito. 

Você sabe como funciona o bloqueador de carro? O principal método desses sistemas é parar o motor do carro. Por isso, é interessante aliar o bloqueador a um rastreador, assim, o veículo é encontrado com mais facilidade, porque o bloqueador não tem essa função. 

Dependendo da ferramenta, eles acionam alarmes informando que o carro está sendo roubado e avisam a central de monitoramento. O bloqueador do carro tranca a ignição ou a bomba de combustível e é acionado quando o alarme do carro dispara. 

A ferramenta também pode informar o contato da empresa de monitoramento, que verifica a ocorrência e presta auxílio na recuperação.

 

Vantagens do bloqueador de carro

 

Bloqueador de carro

 

O bloqueador de carro serve basicamente como um alarme, um pouco mais acessível e simples. A seguir, veja as vantagens desse sistema para saber se deve colocar um bloqueador no seu carro.

 

Proteção à sua vida

Durante um assalto, a sua vida vale mais do que qualquer coisa. Não se arrisque! Entregue as chaves e procure um lugar seguro. Os bandidos serão surpreendidos, logo em seguida, com o corte de combustível.

 

Mais tranquilidade para estacionar

Utilizando o bloqueador de carro, você pode estacionar o veículo na rua sem se preocupar. No caso de roubo, os criminosos podem, no máximo, abrir as portas. Como não conseguem desativar o botão que corta o combustível, eles não podem levar o carro tão longe.

 

Desvantagens do bloqueador de carro

 

 

O bloqueador de carro tem como principal função aumentar a proteção do veículo. O problema, no entanto, é que em certas ocasiões, ele pode trazer apenas prejuízo para algumas peças do carro, além de colocar o motorista em situação de risco.

 

Danos ao veículo 

Um dos problemas é que o acionamento do bloqueador pode danificar o funcionamento normal da direção, dos freios e de outras peças do veículo. Além disso, em alguns casos, o carro pode perder o prazo de garantia com o desbloqueador.

 

Falha com o carro em movimento

Uma das principais desvantagens do bloqueador automotivo é que o sistema pode desativar o carro em movimento. Os fabricantes defendem que ele funciona apenas para impedir a partida, mas há relatos de problemas para o proprietário com o carro em movimento, ou seja, o sistema pode colocar o condutor e seus passageiros em risco.

 

Trava no volante

Um dos possíveis problemas no carro que o bloqueador pode causar é a trava do volante, o que pode ser bem perigoso na direção e causar acidentes graves

 

Outras opções de segurança

 

E você, acha que deveria colocar o bloqueador de carro para ter mais garantias com seu veículo? Segurança é fundamental para reduzir as chances de arrombamentos e furtos. 

Além do desbloqueados, você pode comprar uma série de equipamentos para o seu carro, como a câmera de ré, um acessório que auxilia em manobras, evitando colisões ao estacionar. Outra alternativa é equipar o carro com alarmes, que também ajudam a coibir tentativas criminosas. 

Os itens de segurança no seu carro podem ser escolhidos, ainda, de acordo com o modelo. No EcoSport, por exemplo, um dos acessórios mais interessantes é o dispositivo anti-furto para o estepe. Na Ford Ranger, seu carro pode ser equipado com o sistema anticapotamento.

A Ford Dimas tem uma série de acessórios para quem deseja aumentar a proteção no carro sem entrar em situação de risco, como pode ocorrer no caso dos bloqueadores. Gostou da leitura? Agora você pode decidir se instala um bloqueador no carro ou um acessório mais conveniente para o modelo. Faça a sua escolha e aumente a segurança das suas viagens.