Por Marketing

Copiloto

Cadeirinha para carro: saiba o jeito certo de levar bebês e crianças4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:02

Em junho do ano passado, o governo brasileiro enviou um projeto a Câmara dos Deputados propondo diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre as mudanças previstas, está a extinção da multa para quem não utiliza a cadeirinha para carro no transporte de crianças.

 

Embora essa proposta esteja em tramitação, o uso do equipamento é muito importante e tem o objetivo de aumentar a segurança dos pequenos em qualquer passeio de carro. Neste post, vamos explicar o jeito certo de usar a cadeirinha para crianças e bebês no carro. Siga a leitura!

 

Cadeirinha para carro: saiba o jeito certo de levar bebês e crianças

Fonte: Reprodução: https://www.justrealmoms.com.br/5-erros-cadeirinhas-de-carro-e-como-evita-los/

A importância da cadeirinha para carro

Assim como a cadeirinha pet, a cadeirinha para carro é de uso obrigatório. Trata-se de uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e determina que crianças com até sete anos e meio de idade devem ser levadas em um dos bancos traseiros e usar equipamento de segurança específico para sua faixa etária.

Entre os benefícios, o acessório evita lesões na cabeça, na coluna vertebral e impede que a criança seja lançada para fora do carro nos acidentes. Quando usada corretamente, a cadeirinha infantil reduz de 64% a 73% o risco de lesões graves e morte.

 

 

O que é ideal para cada idade?

Além de usar a cadeirinha para proteger quem tem até 7 anos e meio, o equipamento varia um pouco, de acordo com a idade da criança. Veja!

  • até 12 meses: bebê conforto;
  • 1 a 4 anos: cadeirinha;
  • 4 a 7 anos e meio: assento elevado.

A partir dos 7 anos e meio até os 10, as crianças devem usar cinto de segurança e ficar somente no banco de trás. 

A partir dos 10, elas podem usar o banco da frente, desde que estejam com cinto de segurança, assim como qualquer outro adulto.

Cadeirinha para carro: saiba o jeito certo de levar bebês e crianças

Fonte: Reprodução: https://oimparcial.com.br/noticias/2018/07/uso-da-cadeirinha-no-transporte-de-criancas-para-evitar-lesoes-e-ate-a-morte/

O jeito certo de usar

Se você quer atender à legislação e levar a criança mais protegida, precisa adotar alguns cuidados na hora de posicionar a cadeirinha para carro. Nos tópicos seguintes, explicamos o que deve fazer para “colaborar” com o trabalho do equipamento de segurança.

 

Certificação

A primeira obrigação dos pais em relação a cadeirinha para carro é adquirir um produto com selo do INMETRO. Isso indica que o equipamento atende aos requisitos de segurança, como a adequação à idade e ao peso da criança.

 

Posição dos bebês

A posição do equipamento também requer um cuidado importante. Os bebês têm que andar de costas em relação ao movimento do carro até completar um ano ou chegar aos 9 Kg. Nessa posição, a proteção aumenta contra ferimentos na coluna cervical no caso de acidente.

 

Tiras do equipamento

As tiras devem ser posicionadas abaixo do ombro da criança. Você deve ajustá-las de um modo confortável ao corpo, deixando a folga de um dedo, e posicionar o clipe peitoral na altura das axilas – nos equipamentos que têm esse elemento.

 

Cabeça

O equipamento deve ficar inclinado o suficiente para que a cabeça da criança descanse de forma plana. Você pode colocar um pano embaixo ou outro material para chegar a inclinação ideal.

 

Entre a cadeirinha e a criança

Não coloque nada entre a criança e a cadeirinha. Evite colocar roupas grossas ou acolchoados entre a criança e as tiras, pois esses materiais podem apertar nas situações de acidente, afrouxar e reduzir a eficiência do equipamento.

 

Cuidado com airbags

Não use a cadeirinha para carro de costas para o movimento do automóvel, nos lugares onde existe um airbag frontal ou lateral ativado. A força desse item de segurança pode causar ferimentos graves e até uma fatalidade.

 

Outros cuidados importantes

  • Nunca transporte a criança no colo, nem mesmo nos bancos de trás;
  • Crianças devem entrar e sair do carro pela calçada;
  • Jamais transporte a criança no porta-malas;
  • Cintos de segurança são desenvolvidos para pessoas com no mínimo 1,45m de altura;
  • Não permita que a criança posicione o cinto peitoral embaixo do braço ou por trás das costas;
  • Em toda situação, a criança deve apoiar as costas no banco ou na cadeirinha.

 

Gostou da leitura? Agora você sabe como deve usar a cadeirinha para carro no carro. Se você valoriza a sua vida, dos seus familiares e dos desconhecidos na estrada, vai gostar de conhecer nosso guia de segurança no trânsito. Acesse e até a próxima!

 

Segurança no Trânsito

Clique no banner