Por Marketing

Copiloto

Cadeirinha pet para carros: conheça o jeito certo de levar o seu bichinho4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:24

Basta uma saída na rua, prestando atenção nos carros, para encontrar alguém transportando um animal doméstico. Nem sempre essa situação acontece a passeio, às vezes, o dono precisa levar o pet ao veterinário. A questão é que existe um jeito certo, regulado pela lei, para fazer isso: usando a cadeirinha pet.

Assim como as cadeirinhas para crianças, esse tipo de equipamento também é obrigatório para levar cachorro e gato no carro.

Você gosta do seu amiguinho e não quer que nada aconteça a ele? Então, siga a leitura! Neste artigo, vamos falar sobre a cadeirinha para animais e outros equipamentos próprios para sair com os pets no carro. 

 

Cadeirinha pet: conheça o jeito certo de levar o seu bichinho

Fonte: Divulgação Chevrolet / Reprodução: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/11/vai-viajar-com-seu-animal-de-estimacao-confira-cinco-acessorios-de-carro-para-pets.html

Por que a cadeirinha pet para carros deve ser usada?

 

 

Quando precisamos viajar ou levar o animal ao veterinário, é complicado levar o bichinho solto no carro. 

Agitado, o animal pode atrapalhar o motorista e distraí-lo, justo quando ele precisa ter a máxima atenção no trânsito.

Além disso, se acontecer uma freada brusca ou até um acidente, é melhor que o animal esteja protegido, do mesmo modo que uma criança.

Mas fique tranquilo! Agora você vai saber o jeito certo de levar seu doguinho ou gato no automóvel. O transporte no carro é permitido, mas ele precisa utilizar um dos acessórios recomendados. 

Não se trata de um exagero! Os cuidados, na verdade, servem para aumentar a segurança dos animais e a sua!

Além disso, você tem que atender às leis de trânsito: motoristas flagrados transportando animais, incorretamente, podem receber multas.

Então, se você quer andar sempre tranquilo com seu animal doméstico no automóvel, deve adquirir a cadeirinha pet para carros ou um dos acessórios presentes neste artigo.

Desde 2010, com a nova lei do Código de Trânsito Brasileiro, a cadeirinha para animais é obrigatória!  

O equipamento pode ser usado, tanto em carros, como em caminhões de passeio e não há contraindicação, afinal, o acessório é adaptado ao cinto de segurança.

O que a cadeirinha pet previne?

Quando a lei foi promulgada, o Denatran mostrou os principais motivos para os motoristas usarem a cadeirinha pet para carros. Veja!

  • Reduz as chances de acidentes por distração do motorista com o animal;
  • Impede que o bicho fique com a cabeça para fora da janela;
  • Evita que o pet seja lançado para frente nas freadas bruscas e acidentes;
  • Deixa o animal tranquilo durante o trajeto.

 

Cadeirinha pet: conheça o jeito certo de levar o seu bichinho

Fonte: Interativa Comunicação e Eventos) / Reprodução: https://diariodegoias.com.br/animais-devem-usar-cinto-ou-caixinha-ao-passearem-de-carro/

 

O que não pode?

É proibido levar o cachorro no colo, entre as pernas e também nos braços. Motoristas flagrados em uma dessas situações podem levar multa no valor de R$85 e receber dolorosos quatro pontos na carteira de habilitação.

Também é proibido fazer o transporte na caçamba. Nesse caso, a multa é de R$127,69 e são acrescidos cinco pontos na carteira. 

Como escolher o modelo?

Quanto ao melhor modelo, não existe segredo. O equipamento deve ser aprovado pelo Inmetro. Além disso, é bom que atenda alguns requisitos. Veja a seguir:

  • Ter uma alça para fixar ao banco do carro;
  • Ser fabricada com material resistente; 
  • Ter um forro reforçado para não estragar facilmente;
  • Alguns compartimentos para guardar acessórios;
  • Uma abertura para o motorista entrelaçar o cinto de segurança. 

 

Além disso, você pode escolher uma cor e tipo material da cadeirinha. Nesse caso, a escolha é mais pessoal.

Tem dúvidas sobre como colocar a cadeirinha para animais no carro? Assista ao vídeo para saber exatamente como é o encaixe do equipamento.

A seguir, veja outros equipamentos que podem ser usados para aumentar a segurança do pet nos passeios de carro.

Cinto canino

O cinto para pets é bem parecido àquele usado pelas pessoas. O formato lembra uma coleira peitoral, mas ele tem um adaptador que fica preso no encaixe do cinto. O animal fica preso ao banco, mas tem liberdade para se movimentar.

Caixa de transporte

A caixa de transporte também é muito segura e indicada para o deslocamento dos pets no carro. Ela é colocada no banco traseiro e presa com a alça do cinto. Você só precisa treinar e tranquilizar o animal no acessório. O ideal é separar um tempo e acostumar o bichinho, fazendo um passeio bem tranquilo.

Grade divisória

A grade é mais indicada para os cães de maior porte. Ela separa os bancos de trás dos bancos da frente e evita que animal atrapalhe o motorista. O ideal é que esse acessório seja usado junto do cinto de segurança, assim, o animal não fica solto no banco de trás.

 

Gostou de conhecer a cadeirinha pet para carros e outros acessórios que aumentar a segurança dos patudos? No Dimas você encontra a cadeirinha e outros acessórios de segurança importantes para o seu carro. Confira no site!