Por Marketing

Copiloto

Como obter a CNH Digital?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:01

Muita gente fala que as gerações atuais nasceram com o smartphone na mão. Parece que o Denatran percebeu isso e criou uma solução perfeita para quem prefere guardar tudo no celular: a CNH Digital.

Essa é uma solução que veio para deixar a vida do motorista mais prática. Quer entender mais sobre seu funcionamento? Confira o passo a passo para obter a CNH digital e como ela pode te ajudar!

 

para-site-sobre-cnh-digital

Fonte imagem: https://adepolam.org.br/2022-2/

 

O que é a CNH digital?

É preciso admitir que ninguém gosta de ficar lembrando dos documentos toda hora que precisa sair. Afinal de contas, são tantos cartões e documentos que é quase impossível não esquecer alguma coisa, certo? Infelizmente, alguns deles trazem problemas sérios quando são esquecidos e a CNH é um deles.

Quem é parado pela polícia sem portar o documento acaba com o carro apreendido e só consegue liberá-lo depois de apresentar a carteira de motorista. Isso sem falar na multa e nos pontos na carteira, ou seja, uma situação nada agradável, não é?

Se você passou por isso, provavelmente, tem um sonho em comum com muitos brasileiros: ter acesso a uma carteira que você não precisa carregar sempre. Essa é a solução da CNH digital.

Estamos na era dos aplicativos e eles também podem ajudar os motoristas. A CNH digital, por exemplo, é um aplicativo desenvolvido pelo Denatran para facilitar a vida do motorista brasileiro.

Quando parar em uma blitz ou barreira policial e o documento for solicitado, basta mostrá-lo no app. Ele também pode ser exportado por e-mail ou Whatsapp e serve como documento autenticado graças ao QR Code que possui. Por isso, é sinônimo de praticidade.

Quem tem direito à CNH digital?

Por enquanto, nem todo mundo tem acesso à CNH digital, mesmo que baixe o aplicativo do Denatran. Como a mudança é recente, só os motoristas que possuem a CNH impressa com QR Code conseguem usar o app.

De acordo com o Detran, todas as carteiras mais recentes, emitidas a partir de 2018, possuem o QR Code. Para confirmar se esse é o seu caso, basta tirar o documento da capinha e abri-lo. O código para leitura por dispositivos móveis fica na parte interna.

E quem possui uma versão mais antiga do documento, fica sem aproveitar o aplicativo? Não necessariamente. Basta renovar a carteira de motorista e você estará pronto para começar a usufruir da CNH Digital. Mesmo que sua carta não esteja para vencer logo, é possível agendar a renovação no Detran. Tudo é bastante simples e rápido.

Como obter a CNH digital no celular

Você mal pode esperar para ter toda a facilidade e simplicidade da CNH Digital, não é mesmo? Então, siga o passo a passo, abaixo, para conseguir usá-la agora mesmo!

  1. Entre na loja de aplicativos do seu dispositivo e procure por Carteira Digital de Trânsito (está disponível para Android e iOS);

  2. Digite seu CPF na tela inicial do app e clique em avançar;

  3. Preencha o formulário de cadastro com seus dados;

  4. Aceite os termos de responsabilidade;

  5. Entre no e-mail cadastrado e clique no link de confirmação da conta;

  6. Volte ao aplicativo e digite o CPF e senha cadastrada para login;

  7. Na tela inicial clique no ícone de +, que fica no canto superior direito;

  8. Escolha a opção CNH Digital;

  9. Na próxima tela selecione a opção “validar pelo celular”;

  10. Conceda acesso do aplicativo à câmera do celular e escaneie o QR Code do seu documento impresso;

  11. Clique em avançar para fazer a biometria facial;

  12. Siga as instruções do app para o reconhecimento;

  13. Informe seu número de celular e clique em concluir;

  14. Crie uma chave de acesso e clique em cadastrar chave;

  15. Volte à tela inicial do app e clique no documento que acabou de aparecer cadastrado.

O app permite visualizar frente e verso da CNH Digital.

Dúvidas comuns

Apesar do cadastro um pouco longo, o app permite uma facilidade imensa com o documento. Ainda está com dúvidas, confira as respostas para os principais questionamentos abaixo.

1. Precisa de internet sempre que quiser ver o documento?

Não. Mesmo que seu pacote de dados acabe na rua, você consegue visualizar a CNH. Só é preciso ter internet no primeiro acesso ao documento e também para realizar o cadastro e as verificações de segurança.

2. Quando posso usar a CNH digital?

A CNH Digital pode ser usada sempre que for necessário apresentar o documento original, quando você é parado no trânsito ou quando precisar de um documento autenticado.

3. Não preciso mais de CNH impressa?

A CNH impressa continua sendo válida e o ideal é sempre estar com o documento em mãos. A digital é um facilitador que te ajuda em situações de emergência e também quando é preciso enviar o documento online para comprovar um cadastro.