Por Marketing

Copiloto

9 recomendações para quem vai dirigir no Carnaval4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:47

A maioria dos acidentes de trânsito – e não são poucos no Brasil – acontece por imprudência dos motoristas. Muitas pessoas se sentem confiantes para beber e dirigir, principalmente na época do Carnaval, o que é um grande erro. Por isso, aproveitamos para trazer dicas para quem vai dirigir no Carnaval. Quer garantir a segurança de todos? Então, siga a leitura!

 

Cuidados essenciais para dirigir no carnaval

 

9 recomendações para quem vai dirigir no Carnaval

 

O Carnaval está aí, mas para aproveitar ao máximo essa festa, você tem que redobrar os cuidados no trânsito na hora de ir para a folia e voltar para casa. 

Se você é um daqueles que pegou a estrada para curtir a festa em outra cidade, prepare-se! Na volta, poderá encontrar um trânsito caótico e menos seguro.

 

#1 Planeje a viagem

Uma das suas maiores responsabilidades – enquanto motorista – é cuidar de todos os passageiros, afinal, são membros da sua família ou amigos importantes.

Essas pessoas dependem de você, então, seja responsável: fique bem descansado e planeje bem a viagem para evitar imprevistos e não assumir nenhum risco. 

Depois da folia, o condutor tem que descansar bem, a fim de recuperar toda a sua capacidade física e psíquica.

Sendo assim, a nossa primeira dica para você que vai dirigir no Carnaval é: escolha o dia e a hora de menor movimento para voltar pra casa.

Se não precisa trabalhar no dia seguinte, recomendamos inclusive que espere o alto fluxo nas estradas reduzir.

 

#2 Evite o excesso de bagagens

Na viagem de Carnaval, evite levar muito peso, pois o consumo de combustível será maior e distância necessária para frenagem também. 

Procure deixar as bagagens no porta-malas do carro, posicionando os volumes mais pesados na parte de baixo. 

Objetos soltos pelo carro são problemáticos, porque podem “voar” nas manobras bruscas e ferir ou atrapalhar o conforto dos demais ocupantes.

 

#3 Fuja da chuva

Raras vezes a chuva não dá o ar da graça em época de Carnaval. Se ela aparecer também quando você estiver retornando, atenção redobrada!

Evite fazer freadas bruscas e dirija a uma velocidade bem menor. Cuidado com as poças e, se cair um temporal no meio do trajeto, pare o carro no primeiro posto de gasolina e espere a chuva diminuir.

 

#4 Cuidado com as crianças

A família tem crianças e eles estarão presentes na viagem de Carnaval? Certo, então, preste atenção nestas dicas:

 

  • Cadeirinhas ou assentos infantis são obrigatórios;
  • A regra vale para menores de sete anos e meio;
  • Existe equipamento ideal para cada faixa etária;
  • Menores de 12 anos somente no banco traseiro.

 

Lembrete: todos os passageiros devem usar o cinto de segurança, inclusive quem está nos bancos traseiros.

 

#5 Separe a documentação

Em época de Carnaval, a tendência é que a polícia reforce a segurança com blitz. Para não estragar a sua festa, certifique-se de que todos os documentos do carro estão em dia. 

RG, carteira de motorista e documento do carro estão em mãos? Se houver qualquer problema no trajeto, você pode precisar deles.

 

#6 Verifique os pneus

Eles sempre são importantes e quem vai dirigir no Carnaval também precisa se preocupar com eles.

Antes de sair, verifique se todos os pneus, incluindo o reserva, estão em boas condições. Vale até dar uma olhadinha no manual do proprietário para ver a calibragem ideal. 

Você também pode precisar do triângulo, do macaco e das chaves de roda, então, verifique se essas ferramentas estão no carro.

 

#7 Atenção às refeições

Cuidados com a alimentação também são importantes para quem vai dirigir no Carnaval. Priorize refeições leves antes de pegar a estrada. Comer exageradamente ou fazer refeições pesadas pode dar sono ou algum mal-estar no meio da viagem.

 

#8 Não dirija com sono ou de ressaca

Jamais faça a viagem com sono. A sensação de ressaca também pode ser prejudicial a concentração e reduzir seus reflexos no trânsito. Caso sinta sono durante a viagem, pare em um posto de combustível e descanse.

 

#9 Seja prudente

A maioria dos acidentes de trânsito acontece por imprudência dos motoristas. Respeite a sinalização e as leis, não ultrapasse os limites da via e permaneça a uma distância segura dos demais carros.

 

Gostou da leitura e das dicas para dirigir no Carnaval? Então, você também pode gostar do nosso guia sobre segurança no trânsito. Confira!

 

Segurança no Trânsito

Clique no banner