Por Marketing

Copiloto

Segurança no Trânsito: os cuidados que ajudam a salvar vidas2 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 02:01

Converse com algum amigo ou familiar e pergunte se ele conhece uma vítima de acidente de trânsito. Se tiver sorte, a pessoa, provavelmente, contará sobre um acidente que gerou apenas danos materiais e ferimentos leves. Mas, infelizmente, a maioria das pessoas conta histórias com fins trágicos. Por isso, vamos falar sobre segurança no trânsito?

O fato de muitas pessoas próximas a você terem sofrido ou conhecerem alguém que esteve em acidentes tem um motivo: o Brasil possui o quarto trânsito mais violento em toda a América. A situação é tão grave que, atualmente, o país considera os acidentes um problema de saúde pública.

Na realidade, o problema da violência no trânsito é mundial. A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável contém uma meta específica para a redução de mortes e ferimentos no trânsito até 2020, algo que ainda parece muito longe, considerando as estatísticas mundiais e as brasileiras.

Mais de 1,2 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de acidentes no mundo inteiro e cerca de 50 milhões sofrem lesões não fatais de gravidade variada. Entre os jovens, a situação é ainda pior: os acidentes são a principal causa de morte dos 15 aos 29 anos.

A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos que participam dele. Do motorista ao passageiro e também do pedestre. Por isso, está na hora de aprender formas de melhorar sua segurança e a de quem você ama.

No entanto, boa parte da sociedade continua aceitando os acidentes como uma fatalidade e como algo impossível de se prevenir. Você, provavelmente, tem amigos que dirigem alcoolizados e não usam o cinto.

 

Leia também: Trânsito próximo a escolas: você sabe quais são os cuidados necessários?

 

Guia da Segurança no Trânsito

Nós abraçamos o “Maio Amarelo“, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, e a fim de contribuir para a segurança viária, nós criamos o Guia da Segurança no Trânsito!

 

Segurança no Trânsito

Clique no banner para acessar o material!

 

Neste material você verá:
  • Dados sobre as causas e riscos de acidentes no trânsito
  • Dicas de como melhorar a sua performance como condutor
  • Instruções de como se prevenir de acidentes
  • Indicações de tecnologias que auxiliam o desempenho do motorista
  • Orientações sobre o que diz a Legislação de Trânsito