Por Kiwany Espindola

Finanças

7 dicas para economizar no combustível do carro4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:42

A alta de preço nos combustíveis não deixa outra alternativa: é preciso recorrer a diversas artimanhas e formas de economia. Se você precisa equilibrar o orçamento para conter os custos do veículo, está no caminho certo. Nesse post, reunimos 7 dicas para quem quer economizar combustível do carro. Siga a leitura! Seu bolso vai agradecer.

 

1 – Pneus calibrados ajudam a economizar combustível

Manter a calibragem ideal dos pneus é uma das formas de economizar combustível do carro. Quando não estão suficientemente cheios, a performance é prejudicada e o consumo de combustível sobe. Em média, o aumento é de 2 a 3%. Você também precisa respeitar a calibragem dos pneus para aumentar o tempo de vida útil deles.

 

2 – Alinhamento e balanceamento dos pneus

Outro cuidado importante para economizar combustível é em relação às rodas. Para isso, você precisa respeitar os prazos de dois procedimentos bem conhecidos: o alinhamento e o balanceamento.

Quando as rodas estão desalinhadas, é preciso mais esforço para o carro se locomover. Isso também aumenta o consumo de combustível e o risco de acidente, além de desgastar mais rápido o conjunto de pneus.

Se o carro deu algum sinal de que precisa de alinhamento ou balanceamento, como vibrações no volante, ou começar a puxar para um dos lados, verifique a necessidade dos procedimentos.

 

 

3 – Manutenção dos filtros de ar

O filtro de ar precisa ser trocado na data recomendada pelo fabricante. Quando estão entupidos, isso interfere na mistura ar e combustível, fazendo o consumo aumentar. Problemas no filtro de ar podem reduzir o desempenho do carro em 10%. Substituir um filtro é bem mais econômico. Acredite!

 

4 – Ventilação

Outra forma de economizar combustível é usar o ar-condicionado do carro nos momentos importantes e quando realmente é necessário. 

O uso do ar-condicionado aumenta em até 20% o consumo de combustível. Mas é muito útil contra o calor das grandes cidades e, em algumas situações, é melhor utilizar o ar do que deixar as janelas abertas.

Quando está a menos de 60 km/h, tudo bem, deixe as janelas abertas, pois nessa velocidade não compensa gastar com o ar ligado. 

Acima dos 60 km/h e caso essa velocidade seja mantida, é melhor fechar as janelas e usar o ar-condicionado. Com o carro mais rápido e as janelas abertas, o consumo de combustível aumenta, pois a resistência do ar é tão grande que o esforço adicional eleva e você gasta mais do que se o ar estiver ligado.

 

5 – Sobrecarga no carro

Carregar peso demais no carro também pode afetar o consumo de combustível. Se você quer economizar na gasolina, evite levar qualquer objeto sem necessidade. Geralmente, a cada 50kg a mais no carro, o aumento é de 2%. Chegou de viagem? Descarregue o carro.

 

6 – Direção

Acelerar e frear do jeito certo também contribui para o controle de combustível do seu carro. Se você pisa com tudo no acelerador logo que o sinal abre e, em seguida, precisa frear bruscamente, está torrando combustível.

Esse tipo de direção também aumenta o risco de acidentes, pode danificar o motor e afetar o tempo de vida útil de diversos componentes. 

Dirija com atenção, para perceber as sinaleiras à frente. Com trânsito parado mais adiante, o ideal é ir diminuindo a velocidade antes, em vez de afundar o pé no freio perto do sinal.

Acelerar o carro sem motivo, por exemplo, com o carro parados no semáforo, também aumenta o consumo de combustível. Evite isso!

 

7 – Qualidade do combustível

Por fim, temos a qualidade do combustível, que também vai afetar na economia. A qualidade da gasolina no Brasil não é das melhores, além disso, certos postos vendem combustível adulterado, com álcool ou água na mistura. 

A mistura com álcool não é irregular, mas existe um limite. A lei permite até 27% e os carros são fabricados para rodar dessa forma.

Quando a mistura extrapola esse índice, no entanto, é que os problemas começam. Se você sabe que um posto vende combustível com preço muito abaixo do mercado, isso é um sinal negativo. Embora você economize abastecendo, pode prejudicar seu próprio carro.

 

Além de economizar combustível, que tal saber como poupar em outros aspectos do seu carro? Então confira o material que a Ford Dimas preparou para você com as 10 melhores formas de economizar com o seu carro!

 

As 10 melhores formas de economizar com o seu carro