Por Marketing

Finanças

Carro seminovo: vale a pena fazer essa compra?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:54

Quem está pensando em comprar ou trocar de carro pode estar com uma das dúvidas mais comuns nesse momento: será que vale a pena comprar um carro seminovo ou usado? Nesse texto, explicamos a matemática desses veículos para você analisar se esse tipo de compra atende suas expectativas. Além disso, mostramos quais aspectos precisam ser considerados para garantir um ótimo negócio.

Existem diversas opções no mercado e um bom número delas pode corresponder a altura do que você precisa. Veja a seguir!

 

Comprar carro seminovo vale a pena?

Não subestime o poder dos veículos seminovos ou usados, em alguns casos, eles podem ter até o cheiro e aparência de um zero quilômetro.

Alguns consumidores desconfiam do  custo-benefício de comprar um carro que teve outro dono, mas os especialistas são unânimes: se o carro está em bom estado, trata-se de um ótimo negócio. 

Muitos brasileiros, no entanto, já entenderam os benefícios. Segundo a Federação Nacional das Associações de Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO), em 2019,  

mais de 14 milhões de veículos usados foram comercializados no Brasil, um crescimento de 2,2%, de um setor que está há oito anos apresentando resultados positivos.

 

Quem costuma comprar carros usados?

 

Carro seminovo: vale a pena fazer essa compra?

 

Consumidores que não têm muito dinheiro para comprar um carro zero são os principais compradores de seminovos e usados. Para motoristas que acabaram de pegar a carteira de habilitação e farão a compra do primeiro carro, esses modelos também são mais interessantes.

Não existe um tempo de fabricação limite ou quilometragem parâmetro para esse tipo de compra. Dê preferência a modelos que venderam bastante, em todo mundo e a carros com peças que duram mais e podem ser encontradas com facilidade nas oficinas.

 

Depreciação

Quem já comprou um carro zero e tentou negociá-lo, pouco tempo depois, sabe que esses automóveis sofrem uma depreciação que pode chegar a 20% depois que saem da concessionária. 

A desvalorização é mais intensa nos três primeiros anos, por isso, uma das principais vantagens de carros seminovos ou usados é que eles já sofreram a depreciação dos anos iniciais de uso.

 

Custos

Colocando na balança os gastos com a manutenção de um carro seminovo e a depreciação do carro novo, a desvalorização do novo custará mais.

O preço de um veículo usado é menor, você pode barganhar e o IPVA também é mais baixo.

Em alguns casos, é possível comprar um carro seminovo ou usado melhor (mais potente, ou maior), do que um zero quilômetro.

Se você busca vantagens econômicas, um carro de segunda mão pode servir, sim. Na pesquisa, você encontrará de tudo: carros bem conservados, que tiveram apenas um dono e outros que sofreram batidas e passaram em diversas mãos.

Vai avançar na compra de um carro seminovo ou usado? Ótimo! Mas você precisa ter alguns cuidados em relação a procedência do veículo para não jogar dinheiro fora.

 

Como fazer um ótimo negócio

 

Carro seminovo: vale a pena fazer essa compra?

 

Um carro seminovo ou usado atrai a clientela principalmente por causa do preço e das  condições de pagamento. Mas outros fatores precisam ser considerados antes de você fechar negócio!

 

Busque opiniões 

Primeiramente, caso tenha encontrado um modelo que parece o ideal, busque opiniões de amigos conhecidos, que têm ou tiveram o mesmo modelo, ou são clientes da marca. 

Comprar um carro ruim que rodou 10 mil quilômetros é muito pior do que um modelo bom com 100 mil quilômetros, então, ouça as pessoas.

 

Verifique a conservação

Você também precisa conferir o estado de conservação do veículo. E, caso não tenha experiência com isso, é hora de acionar seu mecânico de confiança.

 

E a quilometragem

Quanto mais quilômetros rodados, mais chances um carro tem de apresentar defeitos. Isso vai depender muito dos hábitos dos antigos donos.

Uma contagem válida é a marca dos 15 mil quilômetros por ano. Se o carro extrapolou essa margem, vale ampliar o leque de opções.

 

Dimas usados e seminovos 

O Grupo Dimas começou na garagem do Sr. Dimas com uma simples revenda de carros usados. A essência dessa empresa continua até hoje, mas atingiu quatro décadas de experiência no mercado.

Está sonhando em ter um carro, mas precisa de condições mais favoráveis? No Dimas, quem decide comprar um carro seminovo ou usado tem acesso a um leque de oportunidades bem atraentes.

 

Gostou da leitura? Então confira nosso e-book sobre a documentação necessária para comprar carros novos, seminovos e usados!

 

documentação para comprar carros

Clique no banner para acessar