Por Marketing

Finanças

Carro usado ou seminovo: entenda a diferença3 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 02:34

Carro usado ou seminovo? E agora? Não, eles não são a mesma coisa. Existem alguns fatores que influenciam a classificação de cada um e vamos te explicar direitinho neste post. Confira!

Essas denominações foram criadas para melhorar a identificação do estado de conservação do carro aumentar as vendas de seminovos e usados, assim, quem for comprar irá pagar um preço justo por ambos. A diferença entre eles é a seguinte:

 

Carro seminovo

 

carro usado ou seminovo

 

Para um carro ser considerado seminovo, ele precisa ter de 2 a 3 anos de uso e apenas um único dono. A quilometragem deve estar em torno de 20 mil km e o carro em ótimas condições, com a mecânica funcionando perfeitamente e os itens do veículo em bom estado. 

A partir do momento que um carro sai da concessionária com seu novo dono, ele já não é mais 0 km, mas também não tem desgaste o suficiente para ser chamado de usado, por esse motivo, ele é classificado como seminovo.

Leia também: Carro seminovo: vale a pena fazer essa compra? 

 

Carro Usado

 

carro usado ou seminovo

 

E se o veículo tiver apenas um ano de uso mas já rodou mais de 50 mil quilômetros e já teve, por exemplo, alguma peça trocada, seja por mau funcionamento ou se caso se envolveu em algum acidente. Dessa forma ele será considerado um carro usado. Essas e outras classificações contrárias às classificações que determinam que o carro seja seminovo, faz com que o carro seja usado.

 

Valores de um carro usado ou seminovo

Esses critérios são estabelecidos para diferenciar os dois tipos de carros e justificar os valores, pois um carro seminovo, que se encontra em condições boas e baixa quilometragem é diferente de um carro usado, que apresenta consequências do tempo de uso. Lembrando que esses critérios servem para a maioria dos casos, porém, há carros que são exceções.

Dessa forma os carros usados são geralmente mais baratos devido ao seu estado de conservação e pela probabilidade do próximo dono gastar com reparos. Mesmo assim, carros usados são uma ótima opção para quem precisa comprar um veículo, mas está com pouco dinheiro inicial para esse investimento. Já em um carro seminovo, você irá pagar mais que um carro usado, porém menos que um 0 km e terá um carro em ótimas condições.

Quem compra um carro usado ou seminovo, economiza na documentação já que terá que pagar apenas a transferência do documento do veículo. Mas certifique-se de que está tudo em ordem, se não há multas pendentes ou algo que você possa se incomodar futuramente.

Leia também: Onde comprar carros seminovos? Conheça a opção ideal.

 

Uma dica é: antes de descobrir se você compra um carro usado ou seminovo, faça nosso teste e Descubra se está na hora de ter um carro.

 

 

powered by Typeform