Por Marketing

Finanças

Limpar o carro: veja 5 dicas para você economizar4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:54

A higiene do carro deve ser feita com frequência e, em alguns casos, para uma limpeza mais profunda, com a ajuda de profissionais. Se você quer economizar e fazer o serviço em casa, nesse post, vamos explicar direitinho como deve ser feito para limpar o carro. Siga a leitura e saiba como deixar a aparência do seu carro confortável por dentro e por fora.

 

Como limpar o carro e economizar

 

 

Primeiramente, você tem que deixar o carro na sombra para evitar que a espuma ou a água sequem rápido demais, o que pode causar manchas na pintura. Se deixar o carro no sol, você terá bastante dificuldade para fazer a limpeza, então já sabe! 

O passo seguinte é a preparação do carro. É preciso alguns cuidados para facilitar seu trabalho e evitar problemas. Deixe os limpadores do para-brisa na vertical e recolha a antena para que ela não quebre.

Agora é hora de separar tudo o que você precisa para limpar o carro. Entre os produtos que recomendamos:

  • baldes, 
  • luvas,
  • mangueira,
  • detergente automotivo,
  • aspirador de pó,
  • Panos para secar o veículo, 
  • esponja para lavar carros,
  • escova ou esfregão para os pneus.

 

Limpeza do interior do carro

Comece a limpeza do carro sempre pelo interior. Se você começa pelo exterior, o veículo ficará exposto à sujeira quando fizer a limpeza interna. As primeiras áreas são os carpetes, piso e porta-luva. Retire os tapetes e lave-os primeiro. Depois, eles ficam secando enquanto você realiza o resto do trabalho.

Agora pegue o aspirador de pó e retire a sujeira superficial. Não se esqueça de aspirar embaixo dos bancos. Se for necessário, retire o extintor de incêndio para a limpeza ser mais efetiva.

 

Lavando bancos, volante e painel

Utilize o aspirador de pó nas dobras dos bancos onde a sujeira costuma se infiltrar. Para limpar o painel, utilize um pano úmido com um perfume da sua preferência. No volante, evite produtos oleosos, pois ele pode ficar escorregadio e dificultar a condução.

 

Começando a limpeza externa

 

<div class="typeform-widget" data-url="https://dimasautomoveis.typeform.com/to/r9IwVy" style="width: 100%; height: 500px;"></div> <script> (function() { var qs,js,q,s,d=document, gi=d.getElementById, ce=d.createElement, gt=d.getElementsByTagName, id="typef_orm", b="https://embed.typeform.com/"; if(!gi.call(d,id)) { js=ce.call(d,"script"); js.id=id; js.src=b+"embed.js"; q=gt.call(d,"script")[0]; q.parentNode.insertBefore(js,q) } })() </script>

 

Na hora de fazer a limpeza externa, lembre-se de fechar bem todas as janelas. Encha dois baldes com água e reserve um para enxaguar o carro. No outro, você coloca o detergente – na quantidade recomendada pelo fabricante – e usa na lavagem.

A próxima tarefa é amolecer os resíduos de sujeira. Para facilitar, molhe todo o carro utilizando a mangueira e deixe a água agir por 10 a 15 minutos.

Depois disso, você vai limpar cada parte do lado de fora do carro, começando pelo teto. Lavando o carro de cima para baixo, o detergente escorre aos poucos, facilitando o processo. Faça um movimento circular diversas vezes com a esponja, mas com cuidado para não riscar a lataria.

 

Enxaguando o veículo

Após a limpar o carro com a esponja, é preciso enxaguar cada parte logo em seguida. Esse cuidado evita que o detergente seque, o que também pode manchar a pintura do carro. Mais uma vez, lembre-se de realizar o procedimento de cima para baixo.

 

Parte inferior e rodas

A rodas e parte inferior do carro serão lavadas por último. Elas costumam ser as áreas mais sujas, então deixe para o final. Esse procedimento evita que a esponja e as luvas fiquem encardidos, atrapalhando a limpeza restante.

 

Secagem do carro

 

 

A secagem deve ser realizada somente com panos limpos. Dê preferência às toalhas de microfibra, algodão ou silicone. Você pode secar de duas formas:

  1. arrastando suavemente a toalha sobre superfície molhada,
  2. comprimindo a toalha sobre a área molhada para absorver a água.

Encerando o carro

A última etapa na parte externa do carro é o enceramento, que pode ser feito assim que ele estiver seco. O produto deve ser aplicado sobre toda a superfície do carro para proteger a pintura e impedir que ela desbote. Outra opção é usar um polímero, esse produto dura mais e pode ser encontrado facilmente em lojas de autopeças.

Depois de limpar o carro, é só higienizar todos os materiais utilizados para que estejam em boas condições na próxima lavagem. Cuidado com a água. Não desperdice, nem use água em excesso. 

 

Gostou da leitura? Responda o nosso quiz da manutenção e descubra se você está fazendo o necessário para cuidar do seu carro!