Por Marketing

Oficina

Bateria automotiva: como saber se está tudo bem?4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:47

A bateria do carro é uma das peças fundamentais para o carro funcionar. Duas funções estão diretamente ligadas a ela: fazer o veículo arrancar e fornecer energia para todos os componentes elétricos, como o ar, o rádio e as luzes. Pode-se dizer que a bateria automotiva é onde se concentra toda a energia do carro e, quando ela está descarregada, ele simplesmente não anda.

Geralmente, as baterias funcionam por três anos, mas elas podem falhar antes desse prazo. Siga a leitura para saber identificar problemas na bateria automotiva, o que fazer para resolver o problema e dicas para economizar o tempo de vida útil da peça.

 

Como diagnosticar problemas na bateria automotiva

 

Bateria automotiva: como saber se está tudo bem?

 

Dificuldade constante para ligar o carro

Um dos sinais mais claros de que a bateria está com problemas é a dificuldade para ligar o carro, ou seja, é preciso tentar dar a partida muitas vezes para sair. Se essa situação aconteceu mais de uma vez com o seu carro, recentemente, a bateria pode estar enfraquecida.

 

Períodos de inverno

Invernos rigorosos também podem ser prejudiciais para o funcionamento das baterias automotivas. Nesses períodos, a umidade e o frio exigem o uso do ar. Além disso, o sistema para desembaçar os vidros do carro é ligado com mais frequência, exigindo mais da bateria e fazendo a peça se desgastar mais rápido.

 

Carro muito tempo parado

O carro ficou muito tempo parado? Então, a tendência é que a bateria descarregue sozinha. Sempre que o veículo estiver fora de uso, na garagem, e sem problemas mecânicos, ligue o carro e deixe a bateria funcionando por alguns minutos. Assim, ela mantém a atividade normal e não descarrega.

 

Luz fraca nos faróis

Outra forma de identificar problemas na bateria automotiva é quando as luzes dos faróis estão irregulares com o carro em funcionamento. Esse diagnóstico indica que a bateria não está carregada como deveria. O problema também pode estar relacionado ao alternador do veículo.

 

O que fazer quando a bateria está em má condição

 

Quando a bateria automotiva apresenta problemas, é necessário fazer um teste para verificar se a falha é mesmo relativa a bateria, ou a outra peça, como o alternador. Você pode procurar uma oficina autorizada para isso, onde a bateria será testada e deve marcar 12 volts.

Em casa, você também pode checar a conexão do cabo, caso o seu carro tenha uma bateria não selada. Veja também a correia do alternador e o nível de água e, se encontrar algo errado, isso pode justificar a falha.

Polos oxidados – que aparecem na forma de cristais, geralmente, na cor verde – também são sinais ruins. Eles impedem o correto funcionamento do alternador, por que comprometem a amperagem necessária. Desconecte os terminais da bateria e limpe os pólos usando uma lixa.

Se o procedimento não resolver, é preciso trocar a bateria por uma nova. Nesse vídeo, a Ford Dimas tem mais informações para você diagnosticar e resolver problemas na bateria automotiva.

 

 

Como preservar a bateria

Se a bateria do carro apenas enfraqueceu, é possível recarregar. Isso pode ser feito também em uma oficina autorizada, com ajuda de terceiros – usando chupetas – ou com um carregador próprio.

Nesse último caso, o primeiro passo é desligar a bateria, começando pelo polo negativo. Depois, conectando os cabos, ligue o carregador à bateria. É importante que o carro esteja em local isolado e com temperatura ambiente. Ao colocar a bateria automotiva novamente para funcionar, ligue o pólo positivo primeiro.

A recarga deve ser feita somente depois de alguns testes, por exemplo, com um voltímetro, que pode analisar o estado da bateria. Se o resultado for amarelo, claro, ou se o eletrólito estiver abaixo do nível, a carga na bateria não vai resolver. Esses resultados indicam que ela precisa ser trocada.

Limpar a bateria, como você viu, é uma prática que ajuda a preservá-la. O ideal é que os terminais e braçadeiras sempre fiquem limpos. Ao tentar tirar as sujeiras na bateria, evitando futuros problemas, lembre-se de desligá-la.

A bateria automotiva é uma das peças mais importantes do carro. Quando estacionar, desligue os componentes que dependem dela, como o ar e o rádio. A Ford Dimas sempre ajuda você a cuidar do seu veículo. Para saber mais, leia nosso manual da bateria do carro.

 

manual da bateria do carro

Clique no banner e acesse!