Categoria

Contato

Olá, então, curtiu nosso conteúdo? Tem uma sugestão para nos dar? Quer fazer um elogio à nossa equipe ou simplismente deseja entrar em contato com a gente? Fique a vontade.







    Mensagem enviada com sucesso!

    Por Marketing

    Oficina

    Controles de estabilidade e tração: entenda como funcionam4 min read

    Tempo Icone
    Tempo de leitura - 03:34

    Alguns itens de segurança vêm instalados de fábrica na maioria dos carros. Outros podem vir como adicionais, mas são essenciais para evitar acidentes e manter o motorista sempre seguro, como os freios ABS. Os controles de estabilidade e tração do carro também são um ótimo exemplo disso. Apesar de muito importantes para evitar acidentes, nem todos os veículos estão disponíveis com essa opção quando saem da fábrica.

    Queremos que você faça a melhor escolha para o seu carro, por isso, vamos explicar em detalhes esse importante equipamento. Continue a leitura para saber como os controles de estabilidade e tração do carro funcionam e a importância deles em seu veículo.

     

    Como funcionam os controles de estabilidade e tração do carro?

     

    controles de estabilidade e tração

     

    Os controles de estabilidade e tração não são equipamentos de segurança tão populares. Mas você, certamente, conhece os airbags, não é mesmo? Pois então, esses controles existem para evitar que surja a necessidade de ativar o airbag, ou seja, eles previnem a colisão do veículo.

    Na Europa, os controles de estabilidade e tração são obrigatórios. No Brasil, eles mudam bastante a segurança do veículo e é muito importante considerar sua presença antes de fazer uma compra. Na verdade, os controles mencionados, neste artigo, são sistemas separados, como você verá na sequência.

     

    Controle de estabilidade

    O controle de estabilidade também é conhecido como ESP, ou Eletronic Stability Program. Assim como o sistema de freios ABS, ele funciona para evitar que o condutor perca o controle do veículo ao frear. Sua atuação é direta nos freios, analisando a rotação de cada uma das rodas.

    Quando uma roda está com a rotação alterada e parece estar perdendo aderência na pista, o sistema ESP ativa o freio da unidade. Assim, a trajetória do veículo é corrigida e o condutor nem sequer percebe o problema. O sistema é importantíssimo para evitar que o carro rode na pista ou escape muito em uma curva.

     

    Controle de tração

    O TCS, ou Traction Control System, é um sistema criado para evitar que as rodas de tração de um veículo girem em falso. Sua função é utilizar os freios ABS para reduzir o torque de tração da roda em especial nos momentos que colocariam o condutor em perigo.

    O sistema de tração faz toda a diferença quando o motorista está dirigindo em trechos de estrada molhada, com neve re até com lama. Alguns veículos vêm com o TCS instalado de fábrica para melhorar a segurança do condutor e dos passageiros, como acontece em alguns modelos de ônibus.

    Na maioria dos modelos instalados com TCS, também está disponível o controle de estabilidade, que mencionamos anteriormente. A combinação dos dois acessórios garante uma direção mais certeira, segura e eficiente.

     

    Quais carros possuem controles de tração e estabilidade?

    No Brasil, os controles de tração e estabilidade do carro ainda não são itens obrigatórios. Mesmo assim, as marcas que prezam pela segurança incluem o acessório nos seus modelos mais recentes. A Ford, por exemplo, orgulha-se de produzir carros seguros, como o novo Ford Ka, sinônimo de segurança na categoria.

     

    Controles de estabilidade e tração são diferenciais no novo Ford Ka

     

    Além de possuir seis airbags, dois frontais, dois laterais e dois de cortina, o Ford Ka tem câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e luz indicativa de direção no retrovisor.

    O Ka também possui assistência de partida em rampas (HLA) e o exclusivo controle de tração e estabilidade Advance Trac, sistema de controle eletrônico que mantém o carro estável, mesmo quando precisa realizar manobras bruscas, ou seja, condutor e passageiros sempre ficam seguros.

    Mesmo quem tem o carro mais seguro da categoria não pode abrir mão de manutenção constante para garantir a eficiência do veículo. Por isso, a Ford Dimas também tem uma oficina com tudo que seu carro pode precisar para trafegar com tranquilidade. Agente uma visita e, nunca é demais lembrar: dirija sempre com segurança e respeite os limites de velocidade.