Por Marketing

Copiloto

Qual o melhor tipo de pneu para carro? Saiba como escolher4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 04:16

Você é um apaixonado por automóvel e cuida do seu com a máxima responsabilidade? Então, provavelmente, faz tudo que pode para mantê-lo com a manutenção em dia. Isso também significa que você se lembra de realizar a calibragem dos pneus do carro enquanto ele ainda está frio, de preferência logo pela manhã. Muito bem! Está seguindo o caminho correto e contribuindo para deixar tudo no melhor estado. Mas você sabe a diferença de tipo de pneu?

 

É preciso saber: uma hora chega o momento de trocar o pneu para carro e você precisa fazer algumas escolhas. Como se tratam de itens com algum valor, pode ser um pouco tentador optar pelo mais barato. Cuidado! Isso pode ser prejudicial para o veículo e o seu bolso a longo prazo. A seguir, veja quando deve trocar o pneu do carro e como fazer essa escolha.

 

Tipos de pneu para carro

 

tipo de pneu

Imagem/Reprodução: Quatro Rodas – Abril

 

Os tipos de pneu para carro variam de acordo com o uso. Carros esportivos, por exemplo, precisam de opções com a melhor frenagem nas manobras. Outros veículos precisam de pneus que evitam derrapagens para dirigir nos dias de chuva. Os três principais tipos disponíveis no mercado atualmente são:

 

  • Assimétricos: possuem ranhuras diferentes em cada lado da banda de rodagem. É o tipo mais usado nos modelos esportivos, porque dão mais precisão nas curvas;

 

  • Unidirecionais: o desenho das ranhuras é simétrico e em forma de V na banda de rodagem. O desenho aponta para o sentido de rotação dos pneus. Sua grande vantagem é a segurança na pista molhada;

 

  • Bidirecional: é o tipo mais em conta de pneu e também o mais comum no mercado. Além de ser mais acessível, facilita a realização do rodízio no veículo. Seu desempenho em pistas molhadas e secas, no entanto, é menor.

Escolhendo as marcas de pneu

Diversas marcas produzem os pneus para carro mencionados neste artigo. Isso significa que você precisa descobrir a mais adequada para seu veículo. Para ajudar, vamos descrever as principais vantagens das marcas que você encontra aqui no Dimas.

 

Pirelli

A Pirelli é uma fabricante de pneus que está no mercado, desde 1872, e é referência em inovação e qualidade em todo o mundo. Para garantir que seus produtos são os melhores possíveis, a marca tem parceria com os maiores fabricantes de automóveis. É assim que a Pirelli trabalha para garantir que o carro permanece seguro em qualquer terreno e que o motorista consegue a maior durabilidade do seu produto. 

 

Michelin

A Michelin também é uma empresa com ampla experiência no mercado internacional. Suas linhas atendem veículos de todos os tipos, incluindo os de passeio e SUVs. Os pneus da marca foram criados para garantir a melhor frenagem em qualquer tipo de condição adversa ou terreno. 

 

Continental

A Continental é uma marca que se tornou conhecida por usar o conhecimento da engenharia alemã para desenvolver pneus de alta qualidade. A empresa possui uma sede de pesquisa em Hanover, na Alemanha, com pista de testes e mais de 1000 colaboradores empenhados em melhorar cada vez mais seus produtos.

 

Quando trocar os pneus de carro?

 

Não existe uma quilometragem certa para trocar os pneus do carro, porque isso depende muito do uso. Manter o conjunto calibrado e trafegar com cautela ajuda a evitar desgastes excessivos. Outros fatores, como tipo de via onde o motorista dirige e tipo de pneu também influenciam no tempo de troca.

O ideal é trocá-los quando apresentam qualquer tipo de desgaste. Para saber quando o pneu está desgastado demais e garantir sua segurança, observe o TWI (Tread Wear Indicator). Todos os modelos de pneu possuem um ressalto de borracha nos sulcos de 1,6mm que formam a escrita TWI ou um triângulo.

Quando o TWI chega ao seu limite, está no momento de trocar o pneu. É quando ele se torna o popular “pneu careca”. Se o seu pneu está nesse estado, troque sem demora. Um pneu com essas características aumenta o risco de derrapagem.

 

Como saber qual é o melhor tipo de pneu?

Antes de tudo, considere o tipo de via onde você dirige com mais frequência. Existem pneus específicos para off-road, chuva e asfaltos secos. A largura do pneu também muda: os tipos mais largos tornam o carro mais estável e a direção mais dura.

Para ter certeza de que está fazendo a decisão correta em relação ao tipo de pneu, sugerimos uma visita em uma concessionária de confiança. Essa decisão é uma questão de segurança e economia para você e todos os ocupantes do veículo.

 

A Ford Dimas possui diversas opções que se encaixam nos mais variados veículos. Motoristas que estão pensando em trocar de carro também precisam conhecer o EcoSport 2020 que adota pneus do tipo Run Flat. Esse é o primeiro carro não premium que utiliza essa tecnologia no país.