Por Marketing

Primeiro Carro

Compra do primeiro carro: as etapas principais para realizar este sonho!4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:44

A compra do primeiro carro é um sonho comum entre os brasileiros. Não é para menos: um automóvel pode trazer muita comodidade para o dia a dia, facilitar viagens em família e passeios nos finais de semana. Se você é mais um entre os que desejam ter um carro na garagem, chegou a hora de saber o que avaliar para acertar na compra. Siga a leitura para saber como planejar tudo do jeito certo e terminar o ano de carro zero.

 

A importância do planejamento na compra do primeiro carro

 

compra do primeiro carro

Fonte da imagem: Pixabay

 

Um ótimo planejamento financeiro é o seu principal aliado na compra do primeiro carro. Uma das principais guias do seu planejamento é a funcionalidade que você busca, considerando seu perfil, ou a fase da sua vida.

Se você ainda não saiu da casa dos pais, um modelo hatch, como o Ford Ka, pode ser a opção mais indicada para o momento. Se você é casado e tem filhos, deve procurar um carro maior, como um Sedan, que tem um porta-malas maior, além de mais espaço interno. 

Sua compra deve observar a forma como o carro será usado. Ele vai rodar todos os dias no trajeto para a faculdade e o trabalho, ou será usado somente no fim de semana? Todas essas questões devem ser consideradas por quem vai comprar o primeiro carro.

 

Itens para avaliar na compra do primeiro carro

 

Independentemente da necessidade, um automóvel é um facilitador na sua rotina. Liberdade, autonomia, agilidade, conforto. A compra de um carro é um passo importante no padrão de vida das pessoas. E, para garantir que a compra seja um sucesso, é preciso adotar algumas medidas em relação às suas contas.

Comprar um bem como um carro requer um pouco de economia. Nesse caso, a saída é apenas uma: ser rigoroso no controle de gastos no dia a dia. Em outras palavras, você vai  precisar organizar muito bem as finanças e poupar dinheiro para concretizar a compra. 

 

Leia: passo a passo para comprar o seu primeiro carro

 

Como estão meus gastos?

A parte estrutural do planejamento financeiro na compra do primeiro carro é o registro de todos os seu gastos mensais. Então, é preciso anotar todas as despesas com rigor, custos fixo, como aluguel, conta de luz e contratação de serviços, como internet, streaming de filme e músicas, conta de celular, mercado.

Depois, separe as despesas por grupos. Nos custos de alimentação devem estar as compras mensais, ou semanais, assim como as pequenas despesas diárias. Tudo deve constar!

O mesmo deve ser feito com outras categorias de despesa. Também é importante levantar outras dívidas caso existam, como cartão de crédito, cheque especial, empréstimos. Faça uma hierarquia, considerando juros, por exemplo.

 

É possível mudar alguns hábitos?

Esse diagnóstico financeiro mostrará sua real condição na compra do primeiro carro. Você perceberá em que áreas está gastando mais e pode começar a tratar a questão financeira de outra forma.

Esse é o momento de fazer ajustes e estabelecer alguma margem de redução. Economizar é muito importante para garantir uma boa entrada e reduzir o valor das parcelas em um eventual financiamento.

 

Dê preferência a compra em uma concessionária

 

As concessionárias, em especial aquelas que trabalham com grandes marcas, possuem diversificados modelos, tanto para quem busca um carro menor – para o trajeto da faculdade, ou do trabalho -, quanto um carro para a família, como um sedan, ou um SUV.

Elas também oferecem garantia na compra do carro zero, além de itens obrigatórios, como airbags. Cabe ressaltar que esses itens podem gerar multa para o condutor caso não estejam presentes no veículo.

 

Entenda como funciona o financiamento de carros

Apesar de a compra do carro ser um sonho comum, é difícil fazer essa aquisição à vista. Nesse caso, a saída é financiar o carro e diluir a compra em parcelas.

É por isso que o planejamento e algumas adaptações nos seus hábitos financeiros devem ser feitas na hora de se organizar para comprar o carro.

O ideal é que essa organização contribua para que você consiga poupar algo entre 10 e 20% dos seus rendimentos no mês. Este é o cenário ideal para você manter seus padrões de consumo e arcar com os custos do carro sem desequilibrar o orçamento.

 

Gostou da leitura? Que tal acessar um guia completo para comprar um carro com planejamento e segurança?

 

Compra do primeiro carro