Por Marketing

Primeiro Carro

3 dicas essenciais para quem vai comprar o primeiro carro4 min read

Tempo Icone
Tempo de leitura - 03:57

Diferentes perfis de pessoas querem comprar um carro e aproveitar os inúmeros benefícios que ele pode trazer. Neste post, vamos dar dicas para quem vai comprar o primeiro carro e está em diferentes posições: habilitado e precisando economizar, recém-habilitado e quem ainda está em dúvida se essa é a melhor escolha. Siga a leitura!

 

Avaliar prós e contras e a sua necessidade

 

comprar o primeiro carro

 

Se você é um dos que está com dúvidas, vamos dar aquele empurrãozinho. Um carro é um bem valioso e é normal se questionar sobre esse investimento para fazê-lo no momento e do jeito certo. Mas o que você precisa, agora, é avaliar os aspectos econômicos e emocionais da compra.

Por exemplo: quem gosta de sair a qualquer hora, sem depender de ninguém para isso, vai aproveitar bastante ao comprar o primeiro carro. Quem tem filhos ou pessoas idosas na família, idem. Um automóvel pode ser importante não apenas para o seu dono, como para os familiares, trazendo conforto e praticidade no dia a dia.

No aspecto econômico, é preciso colocar tudo na ponta do lápis! Tem condições de arcar com as despesas, como combustível, manutenção, revisões periódicas e, em alguns casos, estacionamento? Está preparado para suportar um ou outro congestionamento e respeitar integralmente as leis de trânsito para evitar multas e acidentes?

Essas questões são fundamentais para você se definir em relação a compra do carro. Inclua as despesas no cálculo, compare benefícios e responsabilidades para saber se este é o momento certo. Se considerar que sim, então, você tem razões bem fortes para ir em frente e fazer a compra do automóvel.

 

Dica para guardar dinheiro

 

comprar o primeiro carro

 

Se, por outro lado, você já decidiu comprar o primeiro carro e tem a carteira de habilitação, mas precisa economizar, este tópico é para você. Veja as dicas!

O primeiro passo é definir o valor que você quer pagar e em quanto tempo deseja ter o carro. Com isso, é mais fácil ter uma noção de quanto precisa guardar todo mês. 

Comprando um carro usado, por exemplo, é possível economizar no valor da compra, mas lembre-se de avaliar bem a condição do veículo para não comprar um carro que vai ficar mais na oficina do que rodando.

Depois, é preciso delimitar uma parte do seu salário, que será guardada para comprar o primeiro automóvel. Algo entre 20 e 30% devem ser suficientes para garantir uma boa entrada em seis meses.

Outra medida importante para aumentar suas economias é controlar com mais atenção as despesas do dia a dia. Você pode usar aplicativos que ajudam a monitorar os gastos e começar a reduzir aqueles considerados supérfluos.

Encare a poupança para comprar o primeiro carro como uma dívida. Assim, o compromisso de economizar dinheiro aumenta e você conseguirá atingir o objetivo mais rápido.

 

Instruções para comprar primeiro carro de motoristas recém-habilitados

 

Por fim, se você é um motorista recém-habilitado e está decidido a comprar o primeiro carro, também precisa refletir sobre algumas questões. Um carro deve ser visto não somente pela aparência, mas por tudo que ele pode trazer de positivo, considerando que existem diferentes tipos de carro. 

Certos modelos podem ser perfeitos para você, outros nem tanto. Nessa escolha, você tem que atender suas necessidades e pensar bem na rotina. Para motoristas com pouca experiência, o ideal é um modelo hatch. São carros mais compactos, fáceis de manobrar e estacionar, ou seja, perfeitos para a cidade. 

O tamanho pequeno o peso baixo do chassi também tornam a direção mais fácil e esse grupo de carros mais econômico. Existem modelos hatch básicos e médios, sendo que o segundo grupo tem chassis maiores e motores um pouco mais potentes.

Se você quer um carro para transportar muitas pessoas ou cargas, no entanto, os modelos sedan são mais indicados para o seu perfil. Ao contrário dos modelos hatch, o porta-malas deles é mais espaçoso. O interior deles também é maior, aumentando o conforto dos passageiros.

Existem muitos modelos sedan no Brasil. Se você ainda está com dúvidas para comprar o primeiro carro e não sabe se prefere um hatch ou sedan, vai gostar de saber que o Ford Ka está disponível nessas duas versões. 

Isso mesmo! O carro mais popular da Ford pode ser espaçoso ou econômico, com todas as tecnologias de segurança e facilidades da montadora norte-americana.

 

Gostou da leitura? Se você vai dirigir seus primeiros quilômetros, é importante estar preparado. Acesse o nosso manual do recém-habilitado e saiba mais sobre a compra do primeiro carro.

 

As dicas desse material foram produzidas a fim de facilitar a vida dos recém-habilitados. Que tal aproveitar a sua tão sonhada CNH ao máximo?

Clique no banner para acessar o manual completo