Notícias

Anfavea: produção de veículos no Brasil é recorde no semestre

No acumulado do primeiro semestre de 2010, as vendas de veículos novos no mercado interno totalizaram 1,58 milhão de unidades e a produção atingiu 1,75 milhão de unidades, altas de 9% e de 19,1%, respectivamente, contra os seis primeiros meses de 2009. A produção bateu recorde no período, ao superar a maior marca anterior, de 1,69 milhão de veículos produzidos, no primeiro semestre de 2008. Os dados foram informados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) nesta segunda-feira.

A indústria brasileira de veículos produziu 306,4 mil unidades em junho, volume 5% menor do que o registrado em maio. Na comparação com junho de 2009, houve uma alta de 7,7%.

As vendas de veículos, comerciais leves, ônibus e caminhões no Brasil foram de 262,8 mil unidades no último mês, o que representa uma alta de 4,6% contra maio e queda de 12,5% ante junho do ano passado.

"Junho de 2009 foi um mês recorde, pois havia a expectativa de iminência do aumento do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em julho. Assim, o consumidor antecipou as compras, o que gera uma difícil base de comparação", afirmou o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, também presidente da Fiat para a América Latina.

Para atenuar os efeitos da crise global no setor automotivo brasileiro, o governo incentivou as vendas de carros com a redução e até a isenção do IPI a partir de dezembro de 2008.

A medida foi prorrogada algumas vezes e gerou picos de vendas antes de sua extensão, com uma corrida de consumidores às concessionárias de veículos para garantir a compra de carros com IPI menor.

No acumulado do primeiro semestre de 2010, as vendas de veículos novos no mercado interno totalizaram 1,58 milhão de unidades e a produção atingiu 1,75 milhão de unidades, altas de 9% e de 19,1% contra os seis primeiros meses de 2009.

De acordo com Belini, a Anfavea mantém a previsão de que o setor registrará aumento de 8,2% nos emplacamentos de veículos no fechado de 2010, para 3,4 milhões de unidades.

As exportações de veículos e máquinas agrícolas em junho somaram US$ 1,02 bilhão, queda de 13,7% sobre maio e avanço de 58,7% na comparação anual.

No acumulado do primeiro semestre, as vendas externas subiram 62,3%, para US$ 5,73 bilhões.

O presidente da Anfavea destacou que "no primeiro semestre de 2009 o mundo ainda sofria muito as consequências da crise global". "Estamos recuperando um mercado que no ano passado foi praticamente nulo", disse, referindo-se às exportações.
Ford Dimas

Interessado num carro novo?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento