Notícias

Carros da Ford terão dispositivo para leitura de SMS

Sistema permite que motorista responda mensagem através de comando de voz


A Ford está instalando em seus novos veículos uma ferramenta capaz de ler mensagens de texto dos celulares de seus proprietários. A novidade, que também deve ser implantada em carros antigos, tem como objetivo reduzir a digitação de torpedos (SMS) ao volante, uma das principais causas de acidentes nos Estados Unidos. 

O recurso é parte do sistema de comando de voz chamado Sync, que já está sendo instalado em todos os modelos de 2012 da Ford, com exceção da Ranger. Através de uma conexão Bluetooh, a ferramenta é sincronizada com o celular do motorista e emite um alerta sobre novas mensagens. O sistema lê o SMS em voz alta e permite ao usuário respondê-lo por meio da seleção de textos digitados previamente sem a necessidade de retirar as mãos do volante. 

A partir desta terça-feira, o sistema Sync ganhará uma atualização, de modo que carros de 2010 ou anteriores sejam compatíveis com o recurso. Para fazer o update, o usuário só vai precisar acessar o site da Ford, baixar as atualizações em um pen-drive e, em seguida, conectá-lo ao sistema.

Estatísticas - Um estudo de 2009 realizado pelo Instituto de Tecnologia e Transporte da Virginia afirmou que enviar SMS ao volante aumenta em até 23 vezes as chances de um caminhão se envolver em um acidente. Já uma pesquisa da Clemson University, conduzida em 2007, sugeriu que digitar mensagens em um dispositivo móvel enquanto se dirige um carro aumenta em até 10% a possibilidade de um motorista mudar de pista sem perceber. 

Para ilustrar o quão difícil é dirigir e enviar mensagens de texto ao mesmo tempo, o jornal The New York Times chegou a desenvolver um jogo que prova ao usuário, através de simulação, como uma atividade compromete a outra. Para jogar, basta acessar o site do jornal americano.

 

 

Fonte: Reprodução

Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

2 + 7 = ?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento