Notícias

Ford Apresenta Mustang Shelby GT350R em Detroit

A Ford não poupou cavalaria em sua apresentação no Salão de Detroit. Além de ressuscitar o esportivo GT, a marca apresentou o novo Mustang Shelby GT350R, que ficou mais nervoso do que nunca. Basta encarar a fera para perceber que o pavio é curto. 

O visual agressivo foi acentuado pelo pacote aerodinâmico: o capô ganhou entradas de ar maiores, amplos para-lamas dianteiros, saias laterias e um difusor proeminente. Tudo para fazer o esportivo voar baixo. Para reduzir o peso, o chassis ganhou reforços em fibra de carbono e rodas nesse mesmo material.  Inclusive é a primeira vez que a marca oferecerá rodas de fibra de carbono de série. Feitas com esse material elas ficaram cerca de 6 quilos mais leves do que as de alumínio.

A leveza e afinação são mantras do GT350 desde que Carroll Shelby criou o original a exatos 50 anos atrás, em 1965. Foi o piloto texano que cunhou os primeiros Mustangs realmente nervosos, até então o esportivo derivado do Ford Falcon não era tão sangue nos olhos quanto ficou para a história.

Mas esqueça o conforto a bordo. Como o R de racing indica, o lance do GT350 são as corridas. Como bom carro de competição ou de track day, para que levar quilos desnecessários? Para reduzir peso, o esportivo precisou dispensar ar-condicionado, sistema de som, bancos traseiros e até pequenos refinamentos no acabamento interno como o carpete. Resultado disso: o novo Shelby GT350R ficou cerca de 60 kg mais leve que seu antecessor. Tudo em benefício do prazer de acelerar.

E essa parece ser a vocação desse esportivo, que traz debaixo do robusto capô um 5.2 V8 de mais de 500 cv de potência e 55,3 kgfm de torque, força entregue às rodas traseiras com ajuda de um câmbio manual de seis marchas. Mais purista, impossível Segundo a Ford, é o V8 aspirado mais potente já produzido em série pela marca. Com todo essa melhoria na aerodinâmica e incremento de potência, a Ford afirma ser o novo GT350R o esportivo de rua com maior capacidade de tração já feito pela casa. Engraçado, a Chevrolet diz o mesmo a respeito do Chevrolet Camaro Z/28, o grande rival do GT350 R. Só colocando esses dois na pista para saber qual montadora fez o melhor trabalho.

O novo esportivo da Ford o terá produção limitada para quem está disposto a pagar por um Mustang preparado para as pistas e começa a ser vendido nos Estados Unidos e Canadá ainda em 2015. 

Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento