Notícias

Ford Brasil já exportou 100 mil caminhões

A Ford Brasil completou em dezembro a exportação de 100 mil caminhões. A contagem teve início em 1970, embora a empresa tenha sido pioneira na produção desses veículos no País. A marca possui 19,2% de participação no segmento na América do Sul, é líder na Venezuela e está em segundo lugar no mercado argentino. 

"O fato de estarmos presentes na região há mais de 90 anos traz segurança aos clientes. A Ford conhece profundamente a variedade de terrenos, aplicações e condições de trabalho de cada país. Isso tudo, associado à certeza da disponibilidade de peças e serviço onde quer que o caminhão precise, se traduz em confiança", afirma Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul. 

Em 40 anos, a Ford exportou caminhões para a Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, América Central e África. Atualmente, continua a atender a Argentina, destino de 65% das vendas externas, Chile (28%), Paraguai e Uruguai e possui uma fábrica na Venezuela, que recebe os conjuntos desmontados do Brasil. O modelo mais exportado é o médio Cargo 1722e, que representa aproximadamente 40% do volume. O segundo é o leve Cargo 915 (correspondente ao Cargo 815e no Brasil), com 18%.

Somando toda a nossa produção de caminhões no período, a exportação teve uma participação de 15,5% nas vendas . 

Flutuações 

A variação da taxa de câmbio e as mudanças no cenário econômico de cada país contribuíram para que as exportações de caminhões apresentassem uma grande oscilação ao longo desses 40 anos. Em 1994, por exemplo, as exportações da Ford Caminhões responderam a 43,8% da produção, com 5.122 unidades. O recorde em volume foi registrado em 2005, com 7.929 unidades. Já em 2009 ficou em 2.078 unidades, ou 8,2% da produção. 

Em 2010 foram exportadas 3.350 unidades, que corresponderam a 12,7% da produção total de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, SP. 

A variação, segundo Oswaldo Jardim, reflete o risco do negócio e de um ambiente macroeconômico em constante evolução.

Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento