Notícias

Ford comemora 15 anos de vendas do Focus no Brasil

O Ford Focus assopra as velinhas e comemora 15 anos no Brasil. Um dos grandes fenômenos mundiais da marca, o modelo está atualmente na sua terceira geração e já teve cerca de 350 mil unidades vendidas no País de outubro de 2000 para cá. Recentemente, inclusive, foram lançadas as novas versões Hatch e Fastback, que trazem ainda mais esportividade e inovações tecnológicas para a linha.

O Focus surgiu em 1998, na Europa, e foi criado para substituir o emblemático Escort. Ao chegar ao mercado brasileiro, dois anos depois, ele manteve o sucesso que já fazia mundo afora, se destacando pela estabilidade, conforto, espaço e ergonomia. Não é para menos: seu acerto de suspensão e direção teve a consultoria do tricampeão de Fórmula 1 Jackie Stewart.

A segunda geração desembarcou no Brasil em 2008. Além de novo design e espaço interno maior, a linha evoluiu com partida sem chave por botão, ar-condicionado automático com controle de temperatura individual para motorista e passageiro, câmbio automático com trocas manuais sequenciais e comando de voz para áudio, ar-condicionado e celular.

Sucesso por onde passava, o Focus foi o carro mais vendido do mundo em 2012 e 2013, segundo a agência Polk, com mais de um milhão de unidades em cada ano. Também fez bonito em 2014, ao ficar entre os dois mais comercializados em todo o planeta.

O modelo ganhou sua terceira geração em 2013, com um novo desenho e melhorias em equipamentos e motores. Estavam entre as novidades: sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela de até 8 polegadas, seis airbags, estacionamento automático, faróis de xênon, câmera de ré e teto solar. Ele também foi o primeiro carro produzido na América do Sul a receber 5 estrelas do Latin NCAP, instituto especializado em segurança veicular.

O que era bom ficou melhor em 2015. O Focus passou a ter a identidade visual global da Ford e recebeu diversas inovações tecnológicas, como assistente de frenagem autônomo, estacionamento automático para vagas paralelas e perpendiculares e faróis bi-xenon adaptativos. A versão Hatch continua líder de seu segmento, representando mais de 31% das vendas. Com o Fastback – lançado no Brasil em campanha publicitária com o ator hollywoodiano Gerard Butler –, o modelo também cresceu entre os quatro portas.

Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento