Notícias

Ford doa Landau 1981 a museu

Sedã de luxo está agora em acervo em Brasília 

Ford entregou um Landau 1981 para o Museu do Automóvel de Brasília. “O objetivo é contribuir para a coletânea do museu e permitir que o público conheça de perto modelos de grande sucesso que iniciaram a indústria de automóveis no País. O Galaxie (do qual derivava o Landau) foi o primeiro automóvel Ford fabricado no Brasil e ficou conhecido por introduzir novidades como ar-condicionado, transmissão automática e direção hidráulica”, destaca o diretor de assuntos corporativos da Ford, Rogelio Golfarb. 

O carro doado tem uma história nada comum. De 1981 a 2009 ele foi usado para calibrar dinamômetros no laboratório de emissões do campo de provas de Tatuí (SP). Todos os dias, seu motor 302 V8 era acionado para aquecer os rolamentos e permitir cálculos de atrito. O veículo só foi aposentado porque ficou sem função quando a Ford trocou os dinamômetros hidráulicos por outros elétricos.

O curador do Museu do Automóvel de Brasília, Roberto Nasser, recorda a importância do modelo: “O Landau trouxe um padrão de espaço e conforto até então inédito no mercado brasileiro. Era o carro preferido pelos executivos bem-sucedidos e foi adotado em 1969 como carro oficial da presidência.” O acervo brasiliense guarda também o último Landau utilizado por presidentes da República, que registra 70 mil quilômetros em seu hodômetro. 

 

Fonte: Automotive Business

Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento