Ford lança o Ka Trail, versão aventureira do hatch

A Ford lançou o mais novo veículo com proposta aventureira do mercado, o Ka Trail., que já está na rede de concessionárias. O Ka Trail segue a receita de dar um visual fora da estrada para um veículo de passeio, mas com o diferencial de ter recebido um bom tratamento na suspensão, que ficou três centímetros mais alta na distância do solo e de pneus especiais, de uso misto. 

A marca norte-americana conhece bem esse segmento de veículos com visual fora-da-estrada. Foi a marca que lançou um ícone do segmento, o Ford EcoSport, em 2003, praticamente criando o segmento dos utilitários esportivos compactos. Naquela época, o mercado para esse tipo de veículo representava 4% do total geral de vendas. Hoje, com uma grande quantidade de concorrentes, esses veículos representam 16% e é o único segmento que apresentou crescimento nos últimos anos, apesar da crise. 

O Ka Trail é baseado na versão SE do Ka. A versão Trail é vendida com as duas opções de motores disponíveis para o carro, a 1.0 TiVCT que rende até 85 cv de potência com etanol no tanque, e o 1.5 Sigma Flex, que tem potência máxima de 110 cv. Com motor 1.0 o carro custa R$ 47.690 e com motor 1.5 o preço sobe para R$ 51.990. Os dois motores têm a tecnologia Easy Start, que dispensa o tanquinho de gasolina para auxiliar nas partidas em dias frios. 

Além de suspensão elevada e reforçada, o Ka Trail tem rodas de liga leve e pneus de uso misto de 15 polegadas, faixas esportivas nas laterais e traseira, rack de teto, molduras nas caixas de rodas, faróis de neblina, maçanetas e retrovisores na cor cinza, apliques nos para-choques e lanternas traseiras fumê. A cabine vem com bancos de couro sintético e tecido, pedais de alumínio, soleira protetora na porta e tapetes personalizados. O carro vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e direção com ajuste de altura. Tem também som MyConnection com comando de voz e Bluetooth, compartimento para o celular no painel, banco traseiro bipartido e cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes. 

O estilo aventureiro é destacado pelo porte elevado e rodas de liga leve de 15 polegadas na cor cinza Magnetic. A série é vendida em quatro opções de cores: vermelho, preto, branco e prata. As faixas laterais e traseiras, na cor cinza com textura em formato de colmeia, trazem grafismos e o logotipo Trail destacados em laranja. As caixas de rodas e os faróis de neblina têm moldura na cor preta, estes últimos com um aplique em prata com a inscrição Trail. Os para-choques dianteiro e traseiro exibem um aplique na parte inferior, de cor prata.



Suspensão recebeu tratamento especial



O Ka Trail não é só uma versão de veículo já existente com adereços aventureiros. As modificações de suspensão no novo modelo funcionam muito bem. O carro ficou 31 mm mais alto em relação ao solo, o que facilita a passagem sobre lombadas ou andar por ruas com buracos e um pouco de lama. Os pneus Pirelli ATR 185/65 R15, de uso misto rodam bem tanto no asfalto como na lama. As modificações na suspensão incluem novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e novos coxins do motor com amortecimento hidráulico. Os amortecedores cresceram em tamanho e carga para melhorar o isolamento de impactos e asperezas. Os freios ABS também foram recalibrados e recertificados, assim como a direção elétrica.



O test drive realizado nas imediações do Guarujá mostrou que o carro ficou firme, sem perder o conforto. Mesmo mais alto, o Ka Trail não rola nas curvas e ultrapassa bem os obstáculos comuns nas ruas brasileiras. Todas essas qualidades aliadas à economia de combustível e bom desempenho do motor 1.0 TiVCT Flex de três cilindros.



Ficha técnica : Ford Ka Trail 1.0 2018




Motor: três cilindros, transversal, quatro válvulas por cilindro, 997 cm3 de cilindrada, injeção multiponto, flex.


Potência máxima: 85 cv com etanol e 80 cv com gasolina


Torque: 10,7 kgfm com etanol e 10,2 com gasolina


Consumo cidade: 8.9 km/l com etanol e 13.0 km/l com gasolina


Consumo estrada: 
10.4 km/l com etanol e 15.1 km/l com gasolina


Dimensões:
 altura 1.528 mm; largura 1.695 mm; comprimento 3.886 mm; entre-eixos 2.491 mm.


Peso:
 1.007 kg


Capacidade do tanque:
 52 litros


Porta-malas: 257 litros


Câmbio: manual de 5 marchas


Tração: dianteira


Direção: assistência elétrica


Suspensão:
 dianteira suspensão tipo McPherson, roda tipo independente e molas helicoidal. Traseira suspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal.


Freios: a disco na frente


Preço sugerido: R$ 47.690.

Ford Dimas

Fotos

Leia também

Veja todas as notícias

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento