Notícias

Ford revela ações sustentáveis

Montadora comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente em Taubaté e nos EUA

 

Ford anunciou nesta terça-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, duas iniciativas relevantes. No Brasil, inaugurou um sistema de tratamento na fábrica de Taubaté (SP). O processo dispensa produtos químicos na purificação da água que abastece um lago. Nos Estados Unidos, a companhia se uniu a quatro outras grandes empresas em um projeto para pesquisar o uso de materiais 100% vegetais em seus produtos. 


Em Taubaté, o sistema adotado permite o reaproveitamento de cerca de 2,5 mil metros cúbicos de água por mês para abastecer um lago interno, usado como refúgio de garças, mergulhões, peixes e outros animais. O processo, conhecido como ultrafiltração, é utilizado para a eliminação de resíduos oleosos de efluentes industriais. Segundo a Ford, ele melhora a qualidade da água acima dos padrões exigidos pelas normas brasileiras e reduz a formação de lama oleosa. 

Depois do tratamento, a água utilizada na fábrica passa por outro processo de limpeza, chamado biológico secundário, em que a água industrial pré-tratada e os esgotos sanitários são purificados pela ação de bactérias. Essa estação também foi aprimorada com a instalação de um filtro-prensa, que completa a separação de resíduos sólidos e substitui os antigos leitos de secagem, reduzindo os odores. 

Nos Estados Unidos, Ford, Coca-Cola, Heinz, Nike e Procter & Gamble criaram o projeto Plant PET Technology Collaborative (PTC). O objetivo é unir os esforços de pesquisa e desenvolvimento dessas empresas para criar soluções comerciais de plásticos feitos inteiramente de plantas. 

O PET, sigla para politereftalato de etileno, é um plástico leve e durável usado especialmente em garrafas plásticas e bastante reaproveitado na produção de roupas, tecidos e carpetes automotivos. 

A parceria da Ford com as demais empresas tem como base o sucesso da tecnologia "PlantBottle", da Coca-Cola, de garrafas feitas parcialmente com plantas. A fabricante de ketchup Heinz também usa essa tecnologia em embalagens de seu produto nos Estados Unidos e no Canadá.

 

Fonte: automotivebusiness

Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento