Notícias

FORD REVELA ECOSPORT RENOVADO EM LOS ANGELES

Dianteira do EcoSport facelift segue a imagem global dos crossovers da Ford (Foto: Divulgação)

A segunda geração do Ford EcoSport nasceu em 2012 com a proposta de ser um modelo mundial. Isso explica o fato do facelift não ter estreado no Salão de São Paulo e sim no Salão de Los Angeles, que está rolando na CalifórniaCom lançamento previsto para 2017 no Brasil, o crossover ganhou novos elementos de estilo, especialmente na dianteira, que seguiu a linguagem de design aplicada nos demais utilitários mundiais da marca, conforme já tínhamos adiantado.

Você já deve ter notado pelas fotos que o estepe pendurado na traseira desapareceu. É um toque restrito aos mercados estrangeiros. No Brasil, o pneu sobressalente continuará do lado de fora. A traseira tem lanternas parecidas e apenas alguns retoques no para-choque, os costumeiros apliques em plástico que imitam para-choques de impulsão, que se somam ao novo jogo de rodas. Afora a questão do estepe, a maioria das mudanças será aplicada no carro nacional.

No perfil do EcoSport redesenhado, mudam apenas as rodas (Foto: Divulgação)

O melhor está no interior. Embora detalhes de acabamento e especificações possam mudar, a cabine manterá esse ar mais refinado, lembrando que o acabamento do EcoSport feito em Camaçari (BA) é um dos pontos críticos do compacto. Alguns toques técnicos do Eco apresentado em Los Angeles também deveriam vir para o Brasil, em especial os freios a disco traseiros - confira o vídeo de apresentação logo abaixo, com o slogan "pense pequeno, viva grandemente".

O novo volante parece o do Focus, enquanto a central eletrônica Sync 3 também vem do médio. A tela de oito polegadas é sensível ao toque, bem diferente daquela telinha estilo "game boy"  do primeiro Sync usada no original, upgrade que também será aplicada na próxima ano/modelo do Fiesta. Completam o pacote novas entradas auxiliares logo abaixo dos comandos do ar-condicionado eletrônico (apenas uma zona e dotado de comandos redesenhados) e bancos revestidos de couro e tecido (na faixa central).

Traseira sem estepe não será aplicada no facelift do EcoSport brasileiro (Foto: Divulgação)

Em mecânica, o modelo apresentado na costa oeste americana tem como destaques o 1.0 EcoBoost e o 2.0 aspirado, este último com opção 4X4. Ambos vem com uma caixa automática de seis marchas. No mercado brasileiro, contudo, a opção de entrada virá com o novo três cilindros Dragon 1.5 de estimados 130 cv, enquanto o antigo 2.0 ganhará injeção direta e outros retoques para aumentar a eficiência energética e chegar mais próximo dos 178 cv extraídos da mesma motorização no Focus. Saem de linha o 1.6 de 115 cv e o de 131 cv (o que equipa o Powershift, que continua como opção de câmbio automático para o 1.5 e 2.0). O 1.0 EcoBoost será aplicado apena em versões mais caras do Fiesta, que também terá o motor Dragon tricilíndrico nos modelos mais baratos a partir de 2017.

Detalhes do interior do EcoSport podem seguir a cor da carroceria (Foto: Divulgação)

Eterna promessa nos Estados Unidos, o EcoSport está sendo anunciado pela Ford como completamente novo - só se for para lá - e começará a ser vendido apenas em 2018, como um um utilitário urbano e moderninho. As versões vendidas no mercado norte-americano seguem o que é aplicado no resto do mundo, com as nomemclaturas S, SE, SES e Titanium. Por aqui, além dessas, certamente continuarão algumas versões que fizeram sucesso, exemplo especial do Freestyle.


Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

7 + 1 = ?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento