Notícias

New Fiesta, Ka e Focus são finalistas da Ford no 13º Prêmio Imprensa Automotiva

A Ford participa com três modelos na votação final do 13º Prêmio Imprensa Automotiva, um dos mais importantes do mercado, promovido pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. O New Fiesta concorre na categoria de Carro Importado, o Ford Ka como Carro Popular e o Ford Focus como Carro Nacional.

A votação final será realizada na próxima terça-feira, na pista de testes do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, com a avaliação de todos os veículos finalistas. Promovido desde 1999, o Prêmio Abiauto é considerado o mais representativo da indústria por reunir jornalistas especializados de jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão de todo o Brasil.

"Pela especialização e representatividade do júri, o Prêmio Abiauto se tornou um dos mais respeitados do mercado", comenta Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford. "Ter os nossos carros destacados nesse ranking é motivo de orgulho para todo o nosso time e valoriza o trabalho constante que vem sendo feito com foco na melhoria da eficiência e da qualidade."

A seguir, um resumo dos atributos dos três finalistas da marca.

New Fiesta Hatch

Segurança, design global e tecnologia se unem para fazer do novo hatch global da Ford um carro especial. Sucesso mundial, com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas, ele empolga pela beleza, personalidade esportiva, condução precisa e segura, além de trazer a melhor tecnologia na categoria, introduzindo o sistema multimídia Ford Sync–Microsoft em português.

Recém-eleito Carro do Ano na Argentina, o modelo exibe as linhas dinâmicas e esportivas do design Ford Kinetic. A traseira curta e a grade dianteira diferente do modelo Sedan reforçam a sua personalidade própria. O interior em estilo "cockpit" é agradável e envolvente.

Seu exclusivo sistema multimídia Sync Ford-Microsoft inova na conectividade. Com comando de voz em português e multifunções, vem com conexão Bluetooth para celular e leitura de mensagens, entradas USB para iPod e MP3 players, tela de LCD no painel e controles de áudio no volante.

Com a opção de 7 airbags e sensor de classificação do ocupante do banco do passageiro, o New Fiesta foi o primeiro compacto a receber classificação máxima de segurança nos maiores mercados automotivos mundiais. Também é o único da categoria com controle eletrônico de tração e estabilidade.

Seu motor moderníssimo Sigma 1.6 Flex de alumínio, produzido no Brasil, com potência de 115 cv com etanol e 110 cv com gasolina, oferece curva de torque ampla com baixo consumo e emissões. Junto com a avançada transmissão IB5, o desenho aerodinâmico, a direção com assistência elétrica, os freios ABS e o acerto do chassi e da suspensão, ele contribui para fazer do New Fiesta Hatch um carro preciso e agradável de dirigir. Outra novidade é a assistência de partida em rampa, que impede o veículo de deslizar para trás em aclives.

Completo, o carro já vem com ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo e alarme. Também é o único do segmento com 3 anos de garantia e conta com manutenção econômica.

O desempenho do New Fiesta Hatch no Campeonato Mundial de Rali e outras competições internacionais tem contribuído para reforçar a sua imagem de ícone esportivo. Entre outras vitórias, ele fechou a temporada com um triplo pódio e um novo recorde no Rali da Grã-Bretanha: foi a primeira vez na história do mundial que um mesmo modelo ocupou oito das 10 primeiras posições.

Ford Ka

O Novo Ka 2012, lançado em agosto, reforçou os principais atrativos do carro para manter a liderança do segmento de hatches compactos de três portas: design moderno, prazer de dirigir e a vantagem de oferecer mais por menos entre os veículos de entrada. Com cerca de 30% desse mercado e a venda de 53.831 unidades de janeiro a outubro, o Ka se destaca pelo padrão de qualidade em relação aos competidores e tem alto indíce de satisfação entre seus proprietários.

A principal novidade da linha 2012 foi o lançamento do Ka Sport, com motor 1.6 e aparência esportiva. Além de faixas que percorrem o capô, o teto e a tampa do porta-malas, inspiradas no Mustang, ele vem com spoiler dianteiro, saias laterais e aerofólio na cor do veículo, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 195/55 R15. Sua gama de cores inclui a exclusiva laranja Ibiza, com faixas em preto fosco.

A chegada do Ka Sport teve um impacto direto no mix de vendas da linha. A motorização 1.6, que até então respondia por 0,5% do volume, passou para 2% em setembro, cresceu para 3,7% em outubro e já está em 5% em novembro.

Todos os atributos de engenharia do Ka também foram revisados na linha 2012, incluindo a calibração do motor e da transmissão, resposta dos freios, reavaliação dos bancos e do silêncio interno. A suspensão traseira passou a adotar um isolamento similar ao do Focus, com borrachas no batente superior para um funcionamento mais suave.

Com isso, o carro também ficou mais rápido e reduziu o espaço de frenagem. O modelo Sport chega à velocidade máxima de 181 km/h com etanol e 178 km/h com gasolina, aumentando o prazer de dirigir.

Ford Focus

Com vendas de cerca de 30.000 unidades de janeiro a outubro, o Ford Focus é considerado o melhor carro médio do mercado brasileiro. Nas versões Hatch 1.6 e 2.0 e Sedan 2.0, ele atende consumidores exigentes com uma proposta diferenciada, em que sobressaem o design, a tecnologia e o prazer de dirigir.

A relação custo-benefício e o desempenho do motor Sigma, com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio e duplo comando, são os pontos fortes do Hatch 1.6 Flex. Ele desenvolve 115,6 cv com etanol e 109,3 cv com gasolina.

Já o motor Duratec 2.0 16V Flex reforça as características que fazem do Ford Focus a referência em dinâmica veicular na categoria. Com bloco, cabeçote e pistões de alumínio e coletor de admissão variável, tem potência de 148 cv com etanol e 143 cv com gasolina, com transmissão manual de cinco marchas ou automática seqüencial de quatro velocidades. A versão manual atinge a velocidade máxima de 205 km/h (etanol) e 204 km/h (gasolina). A automática vai a 194 km/h (etanol) e 192 km/h (gasolina).

A partir da versão GLX, ele oferece direção eletro-hidráulica com opção de três níveis de assistência. A suspensão traseira independente tipo multilink, com barra estabilizadora, é outro diferencial que marca o compromisso de conforto e estabilidade da linha. O sistema de freios, a disco na frente e a tambor na traseira, tem a opção de freios a disco nas quatro rodas e sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC).

O carro já vem completo, com ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, airbag duplo, alarme, computador de bordo com controle na coluna de direção, CD-player/MP3 com entrada auxiliar e RDS, volante em couro com insertos cromados, aviso sonoro de faróis acesos, portas abertas e chave na ignição, ajuste de altura dos faróis, luz de neblina traseira, rodas de liga leve de 16” e pneus 205/55 R16.

Transmissão automática com troca seqüencial, botão de partida sem chave Ford Power, ar-condicionado automático e digital com duas zonas, bancos de couro, som premium com Bluetooth, conexão para USB, iPod e comandos de voz, comandos do rádio e piloto automático no volante, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, teto solar elétrico e sensor de estacionamento são disponíveis nas versões GLX e Ghia.

 

Fonte: Ford

Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

8 + 13 = ?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento