Notícias

Novo Fiesta: aplicativos para celular ganham comandos no próprio carro

Os motoristas sabem que não devem escolher músicas em seu celular ou usar o Twitter enquanto dirigem. Mas levante a mão -- se você não estiver ao volante, por favor -- quem nunca fez isso durante um momento de tédio no trânsito. Atenta a esses novos hábitos nada seguros, a Ford implementou no Fiesta 2011 comercializado nos Estados Unidos uma ferramenta que sincroniza aplicativos do celular com controles já existentes no veículo. Assim, é possível interagir com algumas dessas soluções via comando de voz, botões do rádio ou do próprio volante. A novidade é exibida na CES 2011, feira de eletrônicos realizada em Las Vegas (EUA) até este domingo (9).

Por enquanto, o Sync AppLink só é compatível com três aplicativos para aparelhos com os sistemas operacionais Android e Blackberry. São eles: Pandora (rádio online), Stitcher (podcasts) e OpenBeak (Twitter). A conexão com os smartphones, para que o carro “puxe” as informações neles contidas, é feita via Bluetooth.

Em uma demonstração, o funcionário da Ford usou, no aplicativo disponível em seu carro, comandos de voz para fazer com que a Música “Help”, dos Beatles, fosse selecionada na rádio Pandora pela conexão 3G de seu smartphone Blackberry. Ao ouvir a música, um comando no volante levou ao serviço a indicação de “thumbs up”, fazendo com que o site procurasse outras canções naquele estilo. Em nenhum momento, ele encostou em seu celular.

No caso do OpenBeak, aplicativo para Twitter, a ferramenta transforma em voz os textos que aparecem na timeline do motorista/internauta. Por enquanto, o contrário ainda não é possível.


Fonte: UOL


Siga o @Dimas no Twitter

Ford Dimas

Fotos

Interessado num carro novo?

Ligue para nossas lojas

Horário de funcionamento