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Porto da Ford exporta produção de Camaçari

À véspera de completar cinco anos de operação, o terminal privativo da Ford, em Camaçari, na Bahia, alcançou a marca de 500 mil veículos movimentados em operações de exportação e importação. 59% das unidades foram destinadas ao mercado externo e 41% representam importações.

No único porto privativo da empresa no mundo, o terminal tem um papel importante na logística da Ford Brasil. “Além de encurtar a distância e o tempo de transporte entre a fábrica e o embarque, ele melhorou os processos logísticos e eliminou o trânsito de caminhões-cegonha em áreas urbanas de Salvador”, explicou Edson Molina, diretor de Logística da Ford para a América do Sul.

O nome do terminal portuário é uma homenagem a Miguel de Oliveira, gerente de assuntos institucionais e governamentais que trabalhou 25 anos na Ford e faleceu em dezembro de 2000, após uma atuação importante no empreendimento.

O terminal fica no Canal de Cotegipe, ligação entre a Baía de Todos os Santos e a Baía de Aratu, no município de Candeias. Lá o carro chefe das exportações é o Ecosport (55%), seguido pelo Fiesta Sedã (32%) e Fiesta Hatch (13%). Para que as operações aconteçam sem falhas, a Ford implantou um sistema de rádio-frequência para localizar qualquer veículo em segundos.

O porto da Ford tem pátio de 119 mil m2, capacidade para 6.024 veículos e vem recebendo navios de até 200 metros para levar a produção da fábrica de Camaçari a outros países. “O terminal tem eficiência operacional comparada aos melhores do mundo e registra um dos mais altos índices de qualidade”, afirma Molina.

O píer exclusivo possui 195 metros de comprimento. A profundidade ao lado varia de 12 a 14 metros, em largura de 26 metros. As operações de embarque e desembarque de veículos são feitas através de 10 baias dotadas de rampas, com a operação simultânea de até dez caminhões-cegonha.

Construído dentro das novas exigências de segurança internacional, o porto possui câmeras de TV fixas e móveis, circuito interno de TV, guaritas de vigilância e controle rigoroso dos acessos de visitantes nas áreas alfandegadas.


Fonte: Automotive Business
Ford Dimas

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